- Cidade

Seduc-AM abre inscrições para 4º ‘Circuito de Experimentos de Baixo Custo’ de incentivo à ciência

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) abriu as inscrições para o “Circuito de Experimentos de Baixo Custo” (Cebac), que chega a sua quarta edição. O evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino e o letramento científico nas escolas. Ano passado, 400 trabalhos de estudantes da rede pública do Amazonas participaram.

Para participar, os estudantes precisam somente de um professor orientador, que deverá conduzir, acompanhar a realização de experimentos por parte dos discentes e efetuar a inscrição por meio do link http://abre.ai/ivcebac. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro.

Ao todo, o Circuito possui sete categorias, que contemplam desde o Ensino Fundamental até o Médio. Segundo Rafael Ferreira, idealizador e coordenador geral da atividade, o Cebac é importante, também, para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes – além de despertar o interesse pelas Ciências da Natureza nos estudantes.

Etapas
O Circuito é dividido em três etapas: a primeira foi o lançamento, que aconteceu em agosto, e consistiu na realização dos experimentos nas próprias escolas. De 1º a 31 de outubro, a segunda fase selecionará as melhores invenções no nível distrital/regional. Por fim, de 22 a 29 de novembro, serão escolhidos os grandes campeões da quarta edição do Cebac. Os vencedores serão agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.

De acordo com Nilton Carlos, diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, o Cebac vai de encontro a um dos principais ideais da secretaria: que os alunos da rede estadual são, sim, pesquisadores.

“Com o Circuito, percebemos que é possível fazer ciência com muito pouco, garantindo a sustentabilidade e incentivando o envolvimento dos estudantes. Isso tem uma importância muito grande para nós”, ressaltou Nilton.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *