- Cidade

Segunda etapa de vacinação reforça imunização contra o sarampo em Manaus

Começou, nesta segunda-feira (18), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que vai até o dia 30 de novembro. Jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos deverão tomar a segunda dose da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, e está sendo disponibilizada nas policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As doses são destinadas às pessoas que já tomaram a primeira dose e que precisam reforçar a imunização contra a doença.

“Com o surto de sarampo controlado desde janeiro deste ano, devido ao plano de ação adotado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, nosso objetivo agora é evitar a notificação de novos casos em um trabalho de prevenção. Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito”, ressaltou a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, a enfermeira Isabel Hernandes.

Entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, em Manaus, dos 7.227 casos confirmados, 24% eram pessoas de 20 a 29 anos. Por isso a preocupação da Semsa em aumentar a cobertura vacinal para essa faixa etária.

Para ter acesso à segunda dose da vacina, basta o usuário comparecer a uma das 183 salas de vacinação portando cartão de vacina, cartão SUS ou um documento com CPF. A localização dos postos de vacinação e os horários de atendimento podem ser consultados no site da secretaria.

A campanha ocorre em todo o país e a meta é ampliar e fortalecer a cobertura vacinal. Pessoas que possuam alergia à proteína do leite e gestantes não podem receber a dose dessa vacina – o recomendado é que seja aplicada somente no período pós-parto. Nos dois casos, os vacinadores devem ser informados.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *