- Cultura

Comunidade de Tumbira recebe espetáculo da Orquestra de Violões do Amazonas nesta quinta-feira (16)

Boa música vai se misturar ao som da natureza amazônica nesta quinta-feira (16) às 9h30, quando a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresentará um concerto especial para a comunidade do Tumbira, situada na Região de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a cerca de uma hora de lancha de Manaus.

Paralelamente à programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), o espetáculo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), terá repertório composto por Música Popular Brasileira, sucessos internacionais e também canções regionais, como “Canoeiro” e “Flor de Tucumã”. A apresentação será no Centro Social de Tumbira, com entrada gratuita e classificação livre.

O maestro regente da Ovam, Davi Nunes, destaca que o concerto tem a proposta de mostrar o violão de forma bem popular e próxima da comunidade, com obras conhecidas que permitam a identificação do público com o repertório.

“É uma apresentação pensada com todo o carinho, especialmente para essa ocasião. Talvez muitos lá nunca tenham ouvido uma orquestra, muito menos uma formada apenas por violões, e isso nos deixa ainda mais animados para o evento”, afirmou.

Descentralização
O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca o caráter descentralizador do Festival, que, neste ano, além das récitas no Teatro Amazonas, inclui na programação apresentações em hospitais, shoppings e municípios do interior do Estado.

“A ideia é levar cultura a todos os amazonenses. Sabemos que nem sempre é possível que o público vá até os nossos espaços, então, montamos uma agenda para fazer com que nossos espetáculos cheguem até as comunidades”, afirmou.

Além do concerto em Tumbira, este ano o FAO chegará a Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant, nos dias 17 e 18 de maio, com o projeto Ópera Mirim, da companhia Pequeno Teatro do Mundo.

Sobre o 22º FAO
Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital, com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

Fonte: G1 AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *