- Política

Preocupado com CPMI e desgaste, Múcio faz giro com comandante do Exército entre parlamentares

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, começou a agendar uma série de conversas do comandante do Exército, general Tomás Paiva, entre líderes do Congresso Nacional. As reuniões começam nesta segunda (25).

A última semana foi marcada por revelações sobre o conteúdo da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Bela Megale, colunista d’O Globo, Cid relatou ter presenciado um debate entre Bolsonaro e os comandantes das três armas (Marco Antônio Gomes, chefe do Exército; almirante Almir Garnier, chefe da Marinha, Carlos Batista, chefe da Aeronáutica), após a derrota para Lula (PT) na eleição, para o eventual apoio das Forças a um golpe de Estado.

A revelação deu gás à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que apura o roteiro que culminou com os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Esta semana, o general Augusto Heleno, ex-chefe do GSI sob Bolsonaro, será chamado a falar na CPMI.

A ideia de Múcio, segundo interlocutores, é exacerbar o compromisso das forças com a democracia e mostrar que o processo de descontágio da política dentro dos quartéis tem em Paiva um aliado.

Escolhido pela linha legalista, Paiva disse à âncora da GloboNews Andreia Sadi no fim de semana que o ninguém deve celebrar um Exército que cumpre a lei: “É a nossa obrigação”.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *