- Polícia

PC-AM prende dois homens por envolvimento em esquema de agiotagem, extorsão armada e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, na segunda-feira (1º/06), uma operação policial que resultou nas prisões de Alaff de Brito Correia e Giovani Medeiros Silva, ambos de 27 anos, suspeitos de um esquema de agiotagem violenta, extorsão armada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As prisões ocorreram em pontos distintos de Manaus. Giovani foi localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona norte, enquanto Alaff foi preso no bairro Redenção, zona centro-oeste.

De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, as investigações tiveram início após uma vítima procurar a sede do 4º DIP para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) contra Giovani.

“Ele emprestou cerca de R$ 6 mil à vítima, que passou a sofrer graves ameaças de morte e a viver sob constante terror psicológico imposto pelo suspeito. O indivíduo é apontado como mentor intelectual do grupo criminoso e seria responsável por diversas movimentações financeiras da organização”, contou.

Em uma das ocasiões o suspeito chagou a enviar um vídeo para a vítima em que aparecia armado em frente à residência dela, com o objetivo de intimidá-la e obrigá-la a assinar uma nota promissória no valor de R$ 30 mil.

Segundo a autoridade policial, ao descobrir que a vítima pretendia vender sua residência, ele passou a ameaçá-la e a extorqui-la, exigindo vantagens financeiras mediante intimidação.

“O suspeito tinha como principal alvo mulheres em situação de vulnerabilidade financeira. Quando as vítimas não conseguiam quitar os empréstimos acrescidos de juros, eram coagidas a prestar serviços ou a fornecer dados e indicar pessoas para atuarem como “laranjas” em atividades ilícitas ligadas ao grupo criminoso”, disse.

Conforme o delegado, os valores obtidos por meio das extorsões eram depositados na conta bancária de Alaff, que também havia contraído um empréstimo e, por não conseguir quitar a dívida, passou a atuar na lavagem de dinheiro, como intermediário financeiro do esquema criminoso.

“Dessa forma, Giovani utilizava a conta dele e de outras pessoas para movimentar recursos provenientes das cobranças ilegais, com o objetivo de dificultar o rastreamento e a identificação da origem dos valores”, informou o delegado.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos um revólver calibre 38 utilizado que eram usados para as ameaças contra as vítimas, além de aparelhos celulares, computadores, cigarros de maconha e comprimidos de ecstasy.

As investigações seguem em andamento para identificar possíveis financiadores da atividade de agiotagem, outros envolvidos na movimentação financeira do grupo criminoso e novas vítimas do esquema.

Ainda segundo o delegado, Giovani é reincidente pelos crimes de violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo. Ele vai responder agora pelos crimes de ameaça, extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Alaff, vai responder pelos crimes de extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A dupla ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some