Um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta terça-feira (21), faz um alerta sobre a importância da reforma da Previdência para o crescimento da economia brasileira.
“Se o Congresso não aprova o ambicioso programa de reformas do Executivo, em 2020 não cumpriria a regra fiscal que limita o aumento dos gastos públicos, o que provavelmente aumentaria os custos de financiamento, diminuiria os resultados de crescimento e poderia voltar a mergulhar o país em uma recessão.”
A entidade, no entanto, pontua as dificuldades, que envolvem, principalmente, a política.
“Os riscos [à economia brasileira] estão relacionados principalmente com a implementação de reformas. Devido ao fragmentado panorama político e à relação às vezes dificil entre os diferentes poderes do Estado, está se tornando complicado alcançar um consenso sobre reformas essenciais”, diz um trecho do documento.
A OCDE reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira em 2019, de 1,9% para 1,4%. Em 2020, a perspectiva é de aumento de 2,3% do PIB (Produto Interno Bruto).
Fonte: R7
There is no ads to display, Please add some