- Esportes

Invicto em estreias na Copa do Brasil, Inter se blinda de favoritismo contra o Paysandu

O Inter recebe o Paysandu nesta quinta-feira, às 20h, no Beira-Rio, para iniciar a caminhada na Copa do Brasil já no duelo de ida das oitavas de final. Contra um rival da Série C, a equipe de Odair Hellmann assimila o favoritismo e se cerca de cuidados para confirmar um retrospecto favorável em estreias na competição e construir uma vantagem confortável para o jogo da volta.

O confronto de 180 minutos vale ao Inter a chance de alcançar o segundo dos objetivos traçados até a parada da Copa América: a classificação às quartas de final da competição nacional. Até o momento, a equipe garantiu a vaga como primeiro do grupo na Libertadores e ocupa a quinta colocação na tabela do Brasileirão – conforme planejado para o primeiro semestre.

Nesta quinta-feira, a equipe abre o enfrentamento cercado de favoritismo, reconhecido até publicamente. Em entrevista coletiva antes do treino da quarta, D’Alessandro afirmou que enfrentar rivais como o Paysandu nesta fase da competição é o desejado.

Mas o gringo também fez questão de ressaltar que qualquer tipo de vantagem fica apenas “no papel”. Dentro de campo, o camisa 10 deixou evidente o respeito pelo adversário, a ponto de encarar a partida como a “mais importante” que o Inter tem pela frente.

“O favoritismo não quer dizer nada. É só no papel. Temos que encarar o jogo de amanhã (quinta) como o mais importante que temos pela frente” (D’Alessandro)
Cercado de cuidados, o Inter tem bem nítido o “antídoto” contra o salto alto para concretizar a vitória. O modelo de atuação, aliás, está bem fresco na memória dos colorados: o triunfo por 2 a 0 sobre o CSA, no último domingo, pelo Brasileirão.

A equipe se prepara para mais um jogo de paciência, em que terá de valorizar a posse de bola e rodá-la com precisão para abrir espaços na defesa do Paysandu. Ao mesmo tempo, será preciso concentração e intensidade para evitar sustos e combater as investidas de um rival que deve atuar recuado, com a estratégia de “jogar por uma bola” em escapadas nos contra-ataques.

– Tem que ter mentalidade muito forte, competir, brigar. Do contrário, a gente vai passar mal. Vai ser difícil, até porque decidimos fora de casa. Temos o exemplo recente do CSA. É um time que fechou as linhas, ficou esperando atrás para a gente perder a bola e sair no contra-ataque. Foi assim que nos complicou. Pode acontecer a mesma coisa – alerta D’Ale.

Contra o Paysandu, o Inter ainda se blinda do histórico recente, mais precisamente do ano passado. Em 2018, a equipe foi eliminada ainda antes de chegar às oitavas de final. Na quarta fase, o Colorado venceu o Vitória na ida, no Beira-Rio, por 1 a 0. O Rubro Negro devolveu o placar na volta e garantiu a vaga nos pênaltis.

Retrospecto positivo em estreias

O Inter leva a campo ainda um retrospecto positivo em estreias na Copa do Brasil. O clube não perde na primeira partida da competição há 10 anos. Vale lembrar que o Colorado não disputou a competição em 2010, 2011 e 2012 por ter garantido vaga na Libertadores da América.

Em 2009, a equipe foi batida por 1 a 0 pelo União Rondonópolis, então defendido por Rodrigo Moledo. O desempenho do zagueiro na partida, aliás, despertou interesse da diretoria colorada, que logo agiu para contratá-lo para a primeira de suas três passagens pelo clube.

Inter em estreias na Copa do Brasil
24 jogos
14 vitórias
7 empates
3 derrotas
68% de aproveitamento
No duelo da volta, os comandados de Tite venceram por 2 a 0 no Beira-Rio e não só garantiram a vaga como avançaram até a final. Na decisão, o Inter foi batido pelo Corinthians e teve de amargar o vice. De 2009 para cá, são cinco vitórias e seis empates em estreias na Copa do Brasil.

INTER X PAYSANDU – COPA DO BRASIL – OITAVAS DE FINAL (IDA)

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Data e horário: quinta-feira (23/05), às 20h (de Brasília)
Escalação provável do Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Nonato; Paolo Guerrero
Escalação provável do Paysandu: Mota; Bruno Oliveira, Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Willyam, Jhony, Vinícius Leite, Thiago Primão e Nicolas; Paulo Henrique (Tiago Luís)
Desfalques do Inter: Rodrigo Moledo, Rodrigo Dourado e Patrick (lesionados); William Pottker (liberado para acompanhar nascimento do filho)
Desfalques do Paysandu: Tony, Wellington Reis e Jheimy
Arbitragem: Vinicius Gonçalves Dias Araújo apita a partida, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Bruno Salgado Rizo. José Cláudio Rocha Filho será o árbitro de vídeo, assistido por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e Fabrício Porfirio de Moura
Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Odinei Ribeiro, Junior e Mauricio Saraiva)

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *