- Economia

Seis em cada dez brasileiros devem gastar no dia dos namorados

Seis em cada dez brasileiros devem ir às compras no dia dos namorados em 2019, porém o gasto médio deve ser menor do que em 2018. De acordo com levantamento feito pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgado nesta quinta-feira (6), a expectativa é de que a data movimente R$ 12,5 bilhões.

Ainda de acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros esperam presentear alguém no Dia dos namorados. O número de pessoas, que representa aproximadamente 98,7 milhões, se mantém estável na comparação com o ano passado. Segundo os dados, 57% adquiriram presentes no ano passado. Para 2019, a expectativa é de que sejam injetados cerca de r$ 12,53 bilhões na economia.

Ainda de acordo com os dados, o consumidor planeja desembolsar, em média, R$ 126,98 com os presentes do Dia dos Namorados. Em 2018, o gasto foi de R$ 166,87, o que representa uma queda de 27,5%, já descontada a inflação acumulada do período.

Vale ressaltar que 15% ainda não decidiram o valor que será gasto. Para 34% dos entrevistados, a intenção é gastar a mesma quantia do ano passado. Já 28% resolveram gastar mais e outros 17% esperam diminuir o valor gasto, principalmente as mulheres (26%).

Forma de pagamento

A pesquisa mostra que 59% disseram que pretendem pagar a compra à vista, especialmente em dinheiro (38%). Já 39% preferem parcelar.

O levantamento mostra ainda que 63% dos consumidores dizem que vão comprar um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir dois ou mais itens. “O país ainda vive os efeitos de um quadro com altos níveis de desemprego e orçamento apertado. Embora para muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”, diz Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.

Presentes mais caros

Mais da metade dos consumidores (56%) têm a percepção de que os produtos estão mais caros em 2019. Outros 38% disseram que os presentes se mantiveram na mesma faixa de preço, enquanto 5% acham que os produtos estão mais baratos do que em 2018.

O levantamento aponta que 76% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço.

A pesquisa também diz que 52% dos consumidores pretendem ir às compras na primeira semana de junho. Já 16% deixarão para a véspera da data e 14% disseram antecipar para o mês de maio.

Em 2019, o estudo revelou que os gastos devem envolver mais do que a compra do presente. Para 63% dos entrevistados, os gastos com a aquisição de um produto ou serviço contam com a preparação para comemorar a data.

Os itens mais mencionados foram: roupas (30%); perfumes, cosméticos ou maquiagem (19%); lingerie ou peça íntima (18%); calçados (11%) e tratamentos estéticos, como salão de beleza e barbearia, manicure, depilação (9%).

Local de compra

Os shopping centers são o principal destino (32%), seguido das lojas online (18%). Em terceiro lugar, as lojas de rua (11%). Na sequência, aparecem as lojas de departamento (11%) e os shoppings populares (9%).

Os fatores que influenciam a escolha do local são: os preços (55%), a qualidade dos produtos (48%) e as promoções (41%).

Local de comemoração

Ainda segundo o levantamento, os consumidores vão comemorar a data entre a própria casa (37%) e os restaurantes (27%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 894 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no dia dos namorados. Na sequência, continuaram a responder o questionário 605 casos de consumidores que tinham a intenção de fazer comprar para a data neste ano.

As margens de erro, respectivamente, são de 3,3 pontos percentuais e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.

Fonte: R7


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