A primeira fase não oferecia lá muitos riscos. No único desafio à vera, o Brasil não conseguiu reagir à altura. Mas, para manter vivo o sonho do título, a equipe terá rivais mais complicados pelo caminho na segunda fase do Mundial. A seleção abre a etapa contra a Alemanha, neste domingo, à 1h25 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV.
O Brasil terminou em segundo lugar no grupo D, com 12 pontos, atrás da Sérvia, com 15, e à frente de República Dominicana e Porto Rico. Além das alemãs, Holanda, Japão e México avançaram no grupo A e garantiram um lugar na sequência da competição.
As oito equipes mantiveram a pontuação para a segunda fase. Na etapa, as seleções classificadas são separadas em dois grupos de oito times – o Brasil está no E. No grupo F estão Itália, Estados Unidos, China, Rússia, Tailândia, Turquia, Azerbaijão e Bulgária. Apenas três equipes de cada grupo avançam à terceira fase do Mundial.
– É um grupo de times com bom volume de jogo. A Alemanha tem essa característica de volume, o Japão tem essa característica de volume. E a Holanda também. Talvez o México seja o time tecnicamente mais novo, os outros vão querer uma performance importante de bloqueio e defesa, de um saque bem preciso e agressivo. Só a Holanda que está indo para a próxima fase sem derrotas. Cada jogo é uma final e tem de ser encarado assim, para que possamos dar passos e subir degraus.
Na segunda fase, o Brasil não enfrenta os rivais que eram de seu grupo na etapa anterior. Mas como todos disputam as mesmas três vagas é importante ficar de olho. A Sérvia sai na frente, com 15 pontos. As europeias, porém, perderam uma peça importante no último jogo da primeira fase. A ponteira Bojana Milenkovic sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, com suspeita de ruptura nos ligamentos, e está fora do Mundial.
Confira análise sobre os rivais da próxima fase:
Alemanha
Em maio deste ano, o Brasil abriu a temporada contra as mesmas rivais deste domingo. E não foi bem. Na estreia da Liga das Nações, em Barueri, a seleção brasileira perdeu por 3 sets a 0. O time alemão era praticamente o mesmo de agora. Uma seleção jovem, rápida e com muito volume de jogo. Louisa Lippmann, de 24 anos, é o grande destaque. A oposta de 1,91m é a quinta maior pontuadora do Mundial até aqui, com 94 pontos, além de ter o terceiro melhor saque da competição.
México
É o rival mais fraco tecnicamente. Voltou a vencer em Mundiais depois de 36 anos, logo na estreia, contra a Argentina – a última havia sido em 1982, contra a Alemanha Ocidental. Mas foi só – perdeu todos os outros quatro jogos e só se classificou por ter um saldo melhor de sets vencidos. Ainda assim, tem seus pontos fortes. Samantha Bricio, de apenas 23 anos, é a craque do time. Assinou com o gigante Fenerbahçe e divide a responsabilidade no ataque mexicano com Andrea Rangel. O time ainda conta com a jovem Melanie Parra, de apenas 16 anos e que já teve bons momentos no Mundial.
Holanda
Na teoria, o maior perigo para a seleção brasileira. Na primeira fase do Mundial, não perdeu. Venceu todos os seus jogos e se classificou em primeiro lugar do grupo. Tem um elenco forte, com nomes talentosos, como a oposta Lonneke Sloetjes, sexta maior pontuadora do Mundial, e a ponteira Anne Buijs, que jogou pelo Rio de Janeiro. Comandada pelo americano Jamie Morrison, que trabalhou como auxiliar de Karch Kiraly nos Estados Unidos, a equipe tem o desfalque da central Robin De Kruijf, lesionada. É bom, porém, lembrar: na fase final da Liga das Nações, o Brasil não teve problemas para vencer as rivais.
Japão
A torcida que deve lotar a Arena de Nagóia é um fator a mais. O time da casa, porém, conta com outras armas. Ainda que esteja ensaiando uma renovação em seu grupo, o Japão mantém seu estilo, baseado em volume de jogo e que costuma dar trabalho para as brasileiras. No Mundial, Sarina Koga e Ai Kurogo foram as que mais brilharam até aqui. No último jogo da primeira fase, contra a Alemanha, cada uma marcou 21 e 18 pontos, respectivamente.
Confira o caminho do Brasil na segunda fase:
Domingo – 07/10
1h25 – Brasil x Alemanha – SporTV2
Segunda – 08/10
1h25 – Brasil x México – SporTV2
Quarta – 10/10
1h25 – Brasil x Holanda – SporTV2
Quinta – 11/10
7h20 – Brasil x Japão – SporTV2
Fonte: Globo esporte
There is no ads to display, Please add some