- Economia

Receita líquida do GPA cresce 12,4% no 3º tri, puxada por desempenho do atacarejo Assaí

A receita líquida com as vendas totais do segmento alimentar do Grupo Pão de Açúcar somou R$ 12,258 bilhões no terceiro trimestre, alta de 12,4% ante igual período do ano anterior, puxada pelo forte desempenho da área de atacarejo Assaí, que teve aumento de 25,2% nas vendas líquidas.

As vendas líquidas ‘mesmas lojas’, excluindo efeito calendário, do segmento alimentar mostraram elevação de 7%. O dado inclui as lojas convertidas de Extra Hiper para Assaí, que contribuíram no período em 0,4 ponto percentual para o Alimentar e 0,9 ponto para o Assaí.

No terceiro trimestre, o efeito calendário foi de 0,6 ponto para o GPA Alimentar, sendo 0,5 ponto no Multivarejo e 0,6 ponto no Assaí.

O GPA ainda disse que “o portfólio multicanal, multiformato e multiregião têm contribuído para a sustentabilidade do desempenho da companhia em direção ao atingimento do guidance do ano”, conforme comunicado sobre o desempenho das vendas de julho a setembro divulgado nesta segunda-feira.

No caso do Assaí, as vendas líquidas somaram R$ 5,865 bilhões, apoiadas no resultado da expansão e conversão de lojas (foram abertas quatro unidades no período, sendo uma por conversão de Extra Hiper), desempenho das ‘mesmas lojas’ e campanha de aniversário da bandeira.

De acordo com o grupo, a evolução de vendas no atacarejo se traduziu em fortes ganhos de market share de cerca de 1,9 ponto acumulado desde agosto.

O período também marcou a entrada do Assaí em dois novos Estados, com a inauguração da primeira loja na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e de Curitiba (PR). Atualmente, segundo o GPA, 10 lojas estão em construção e uma em processo de conversão.

No Multivarejo, que inclui as marcas Pão de Açúcar e Extra, as vendas líquidas totais subiram 2,7% em relação ao terceiro trimestre de 2017, a 6,39 bilhões de reais. “Os ganhos de market share ocorreram em todas as bandeiras, com destaque para o Extra Hiper e Proximidade”, disse o GPA.

No trimestre, foram fechadas 12 lojas Extra Super e um Extra Hiper para serem convertidos em Compre Bem. Além disso, 6 lojas do Extra Super foram convertidas para Mercado Extra.

O segmento teve um aumento de participação de mercado de 1,4 ponto, segundo a empresa.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *