Fiéis de todo o Rio de Janeiro lotam a igreja de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, desde o início da madrugada desta terça-feira (23). Ao longo do dia estão previstas alvoradas, missas, procissões, feijoadas e shows nas celebrações do santo guerreiro em toda a cidade.
O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, irá celebrar missas nas igrejas de São Jorge na Zona Norte, no Centro e na Zona Oeste.
“Meu amor por São Jorge é imenso. Ele me ajudou a conseguir tudo o que tenho, até minha casa”, disse uma fiel que chegou ainda durante a madrugada na paróquia de São Jorge, em Quintino.Muitos também aproveitaram a data para cumprir promessas. “Tive um acidente há alguns anos e devo minha recuperação a São Jorge. Sempre veio à igreja para agradecer”, relembrou outra fiel. “Meu filho nasceu com muita saúde. Agradeço a São Jorge por isso”, explicou um devoto.
A programação acontece em várias regiões da capital e da Região Metropolitana. Ruas estão interditadas para as festividades e para as comemorações religiosas. Os bloqueios começaram ao meio-dia desta segunda-feira (22) e terminam às 23h desta terça.As fiéis Anique Assis, Sara e Silvana, todo ano assistem a Alvorada na paróquia, mas, como este ano estava muito cheio, resolveram assistir pelo telão na rua. “Meus dois campeões: São Jorge e Flamengo”, garantiu a fiel que há 22 anos faz o mesmo ritual no dia 23 de abril. A expectativa é que 2 milhões de pessoas passem pela igreja só nesta terça.
A empresária Samanta Lage é espírita e comprou várias imagens do santo. “Venho de Jacarepaguá só para agradecer. Vi a alvorada aqui fora. São Jorge é poderoso. Na fé, ele e Ogum são a mesma coisa. Quem separa são as pessoas. As bênçãos são as mesmas”, garante a empresária, ainda molhada após o banho de água benta.
Roubo de turíbulo
Nesta segunda-feira (22), véspera do dia de São Jorge, a igreja dedicada ao santo no Centro do Rio, informou que uma peça de prata de 140 anos foi furtada da paróquia no início deste mês. O turíbulo, objeto usado para a queima do incenso, não será usado nas comemorações ao santo nas festividades programadas nesta terça.
A peça de prata tem valor inestimável, segundo o administrador da igreja. Ele acredita que o furto tenha ocorrido entre os dias 4 e 6 de abril, mas só foi descoberto alguns dias depois. O caso será registrado na delegacia após os festejos do santo guerreiro.
Escolas de samba
A Estácio de Sá faz festa para São Jorge nesta terça-feira (23) com uma feijoada com entrada gratuita e roda de samba com convidados. O evento acontece na quadra da escola, na Rua Salvador de Sá, Centro. Mais cedo, a escola vai fazer a tradicional alvorada com queima de fogos e missa.No Salgueiro, a festa em homenagem a São Jorge acontece junto com a comunidade, no Morro do Salgueiro, na Zona Norte do Rio. Será servido aos presentes um angu à baiana e o espaço vai contar com uma roda de samba no final da tarde. A festa é no Espaço Calça Larga e serão preparadas 1,5 mil cuias de angu.
Na Zona Oeste, a vermelho e branco Unidos de Padre Miguel irá comemorar o dia de São Jorge com missa na quadra da escola e em seguida a tradicional feijoada de São Jorge. O show tem o cantor Mumuzinho entre as atrações.
Interdições no trânsito
Algumas ruas do Rio de Janeiro foram interditadas já às 12h desta segunda-feira (22) e serão desbloqueadas apenas às 23h de terça-feira (23) para os festejos de São Jorge. Veja a seguir:
Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Praça da República( das 22h do dia 22 até às 23h do dia 23);
Praça da República, interdição total, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires ( das 12h do dia 22 até às 23h do dia 23);
A 60ª carreta em homenagem a Ogum e São Jorge acontece no dia 23, de 10h às 13h. A carreta seguirá da Rua São Roberto 20 (concentração) passando por ruas da Tijuca e do Centro da cidade.
Niterói
No dia 23, haverá procissão para São Jorge, às 17h30, partindo da igreja na Rua Alcídes Figueiredo, no Centro;
Também haverá missa especial e procissão para São Jorge no 12º BPM (Niterói), na Avenida Jansen de Melo, no Centro. A partir das 10h a Avenida Jansen de Melo e as ruas Heitor Carrilho, Manoel Pacheco de Carvalho e Presidente Castelo Branco serão interditadas;
As faixas reversíveis na Avenida Roberto Silveira vão funcionar como nos dias úteis e nos sábados.
Também está prevista operação reversível entre o Parque da Colina e o Largo da Batalha entre os dias 18 e 23, devido à alta frequência às praias da Região Oceânica.
Fonte: G1
There is no ads to display, Please add some