Mais de 400 pessoas estão desalojadas em Peruíbe (SP) após as fortes chuvas que atingiram o litoral e interior paulista desde a madrugada de quinta-feira (16). Na cidade, moradores de um bairro ficaram isolados após um deslizamento que bloqueou a estrada de acesso ao local. Uma rachadura se formou e bloqueou parte da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).
Moradores de diversos bairros de Peruíbe tiveram que deixar suas casas por conta das enchentes causadas pelo temporal dos últimos dias. A Defesa Civil aponta que, somando as estações pluviométricas da cidade, choveu em três dias mais de 1 mil milímetros. Essa foi a maior chuva de todos os tempos e a cidade está em estado de emergência.O bairro mais atingido foi o Guaraú, onde às 5h da manhã de sábado (18), três pedras de grande porte, uma delas de 15 toneladas, se desprenderam de um morro, levando junto terra, árvores e destruindo postes de distribuição de energia. Ninguém se feriu, mas os dejetos obstruíram a passagem pela estrada, isolando a comunidade.
Ainda não há previsão para a liberação da pista e há risco de novos desabamentos. Os trabalhos de desobstrução da estrada já começaram, mas precisam ser executados com cuidado, segundo a prefeitura. Moradores que residem na encosta estão sendo notificados pela Defesa Civil para desocuparem o local.Duas escolas municipais funcionam como abrigo dos desalojados e estão recebendo doações de alimentos, cobertores e colchões. São eles: Álvaro Pereira Gaspar Filho (Rua Roberto Longui, nº 135, Caraguava), e Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra (Rua Drummond de Andrade, nº 372, Vila Romar). As doações também podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida São João, 664, no Centro.
Vale do Ribeira
No trecho da rodovia Padre Manoel da Nóbrega que corta o interior de São Paulo, deslizamentos de terra causaram transtornos para o motorista durante o fim de semana.
Nesta segunda-feira (20), não há bloqueios, mas na altura do KM 361, em Itariri, sentido Pedro de Toledo, há uma enorme rachadura no asfalto e interdição da faixa. Equipes técnicas devem vistoriar o local ainda nesta manhã.
Fonte: G1
There is no ads to display, Please add some