- Brasil

Viaduto Santa Ifigênia faz 106 anos com problemas de conservação e rachaduras

O Viaduto Santa Ifigênia, que completa 106 anos nesta sexta-feira (26), sofre com problemas de zeladoria, em especial na conservação do piso e no nivelamento do solo.

Em vários pontos de seus 225 metros de extensão é possível notar a ausência das pastilhas do piso, que foram acrescentadas no viaduto em 1975, expondo assim sua estrutura de cimento. Há também rachaduras.

No último dia 3 de julho, a Prefeitura de São Paulo lançou um edital para a contratação de laudos estruturais para Obras de Artes Especiais (OAE), dentre as quais o Viaduto Santa Ifigênia.

A expectativa da Prefeitura é que os envelopes com as propostas sejam recebidos no dia 22 de agosto. A licitação para elaboração dos laudos e inspeções deverá custar quase R$ 9 milhões (R$ 8.966.861,16) e, para atender a uma reivindicação do mercado, o edital prevê que os laudos sejam entregues em até 180 dias.
Além do Viaduto Santa Ifigênia, o edital de julho contempla as seguintes estruturas:

Elevado Presidente João Goulart (Minhocão)
Viaduto Diário Popular
Ponte Atílio Fontana (Anhanguera)
Viaduto Dona Paulina
Passarela Ciccillo Matarazzo
Viaduto Martinho Prado
Viaduto Florêncio de Abreu
Viaduto Santo Amaro
Viaduto do Chá
Viaduto dos Bandeirantes
Viaduto Arapuã
Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Viaduto Pacaembú
Ponte do Piqueri
Viaduto Nove de Julho
Viaduto Beneficência Portuguesa
Viaduto Incinerador
Vergueiro (Saioá 1 e 2)
Viaduto Jacareí
Histórico
A história do Viaduto Santa Ifigênia passa pelo Viaduto do Chá. Este, inaugurado em 1892, foi um ponto fundamental para melhorar a travessia do Vale do Anhangabaú e impulsionar o crescimento da cidade no sentido oeste.

Entretanto, nos primeiros anos do século 20, era preciso pensar em outras alternativas, tanto pelo crescimento populacional da cidade quanto pela necessidade de uma mobilidade mais ágil e com mais opções.

A ideia desse novo viaduto era a de fazer a ligação reta entre os largos São Bento e Santa Ifigênia, poupando os bondes da subida íngreme da ladeira de São João e comunicando o Centro com a Luz e a Santa Ifigênia, regiões que estavam em franco desenvolvimento graças à proximidade com a Estação da Luz.

A primeira tentativa de construção de um viaduto na região é datada de 1890, segundo a Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, Francisco da Cunha Bueno e Jayme Serra obtiveram a licença do Conselho de Intendentes para a sua construção. Entretanto, mesmo com essa autorização, a obra não foi iniciada e o contrato acabou cancelado.

Entretanto, anos depois, em 1893, a Câmara autorizou a desapropriação do terreno entre o Mosteiro de São Bento e a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, visando a construção do viaduto. Por diversos problemas jurídicos, o projeto acabou sendo suspenso novamente.

Após diversos imbróglios e discussões, finalmente em 1908 a Prefeitura conseguiu um financiamento de 700 mil libras junto ao governo da Inglaterra para a construção do viaduto, fato este que foi pioneiro no país. A última parcela do empréstimo foi quitada somente nos anos 70.

Projetado pelo escritório Micheli e Chiappori, o viaduto foi inaugurado no dia 26 de julho de 1913, pelo então prefeito Raymundo Duprat. Sua estrutura metálica tem 225 metros de extensão e três arcos. As grades do guarda-corpo são em ferro forjado, em estilo Art Nouveau.A via de trânsito foi pavimentada com blocos de granito (paralelepípedos) e incluía trilhos para bondes elétricos. Com a construção do Viaduto Santa Ifigênia, o largo transformou-se e vários edifícios surgiram no seu entorno.

Em 1975 a estrutura passou a ser protegida por lei municipal de zoneamento e, em 1978, aconteceu uma nova restauração, feita pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), quando foram acrescentadas luminárias antigas e as pastilhas coloridas. Nesse trabalho também foi acrescentada uma escada metálica de acesso à Avenida Prestes Maia.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *