A turma formada por 30 crianças participou da primeira aula do curso de Robótica Básica do projeto “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0”, que iniciou nesta segunda-feira, 04/2, na sede do Impact Hub, no Aleixo, zona Leste. O curso, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), possibilita crianças de 6 a 11 de idade a ingressarem no universo da robótica, aprendendo desde a teoria até a prática, de maneira dinâmica e divertida.
“Eu sempre gostei de robótica e até criei um robô chamado ‘Lampadinha’, que funciona para ajudar a quem precisa. Eu espero aprender a programar, construir robôs de Lego e várias outras coisas” é o que diz animado Davi Moreira, de 9 anos.
Para a cofundadora do Impact Hub, Juliana Teles, é muito importante capacitar crianças e adolescentes para o futuro. “Quando a prefeitura oferece esse tipo de serviço, possibilita que pessoas de várias classes sociais consigam ter acesso a qualificação de ponta. O futuro é agora e essas crianças serão a extensão disso”, salientou.
O principal objetivo desse e de outros cursos do projeto é inserir crianças e jovens no mundo da tecnologia, por meio de cursos que capacitem e supram as necessidades no mercado de trabalho futuramente, tendo todo o preparo e qualificação desde a infância.
“Nós vemos as crianças atualmente e percebemos a facilidade que elas têm em controlar aparelhos eletrônicos, e transitar entre novas tecnologias. Achei interessante inscrever meu filho em um curso onde ele possa exercitar essa habilidade e ter um preparo técnico maior”. É o que conta Mamed Ali, pai de um dos alunos.
As capacitações deste projeto são promovidas pela Semtepi, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) e Impact Hub, e fazem parte do Programa “Manaus mais Empreendedora” que, desta vez, conta com vagas específicas para cursos voltados às Profissões do Futuro e Indústria 4.0.
“O que a Semtepi quer com esses cursos é despertar na população o espírito inovador e o interesse pelas profissões do futuro. A ideia é mostrar não só para os adultos, mas também para as crianças e jovens como vai ser o mercado de trabalho no futuro” declarou Fábio Castro, diretor do departamento de Qualificação Profissional.
Para o secretário da Semtepi, Marco Pessoa, essa turma marca o início de uma nova era na qualificação oferecida pela secretaria. “Pela primeira vez nós atendemos ao público infantil e trazendo inovação. Trabalhamos em prol do cumprimento das diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto de investir em nossas crianças para que elas possam construir um futuro melhor”, enfatizou.
Fonte: Semtepi/PMM
There is no ads to display, Please add some