- Cidade

Terceirizados da saúde cobram quatro meses de salários atrasados no AM

Funcionários terceirizados que prestam serviço na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT) fizeram um protesto manhã desta segunda-feira (16). Os colaboradores da empresa Conservação e Limpeza Construções e Comércio de Fardamento Ltda (RCA) reclamaram que estão há quatro meses com salários atrasados.

Faixas com mensagens “Chega de escravidão” ou “Queremos nosso dinheiro” foram estendidas em frente a unidade de saúde. As reivindicações iniciaram por volta das 7h da manhã.

A auxiliar de serviços gerais Maria Gorete Dourado Figueiredo, de 53, disse que ao longo destes quatro meses os colaboradores só recebem por dia, dois vales transportes e uma marmita.

“A gente não come só aqui no trabalho não, precisamos levar algo para a nossa casa, para a nossa família. A RCA está desrespeitando os direitos dos trabalhadores e continua com contrato com o governo”, desabafou.

A funcionária terceirizada do setor de serviços gerais Maria Iranildes, de 34 anos, disse que ao questionar sobre seus direitos, ouviu de representantes da empresa que o repasse de pagamentos esta suspenso.

“Só não estou passando fome porque o meu esposo ainda está empregado. Já estou com duas férias vencidas e quando fui ao RH requerer os meus direitos me disseram que tudo está suspenso”, reclama a funcionária.

O que diz a empresa
O supervisor operacional da empresa RCA, Francisco das Chagas, informou que o Governo do Amazonas ainda não repassou o montante referente aos meses de março, abril e maio e, que assim que as parcelas sejam liberadas a situação será normalizada.

Atualmente a empresa mantém na ativa 100 funcionários em contratos de prestação de serviços de conservação e limpeza na maternidade Ana Braga e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

O que diz o Governo
Em nota, a direção da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Machado (FMT-HVD) informou que vem cumprindo com o pagamento das empresas terceirizadas, e que pendências, quando ocorrem, são provocadas por atraso na entrega de documentação pelas mesmas.

FONTE: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *