Funcionários terceirizados que prestam serviço na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT) fizeram um protesto manhã desta segunda-feira (16). Os colaboradores da empresa Conservação e Limpeza Construções e Comércio de Fardamento Ltda (RCA) reclamaram que estão há quatro meses com salários atrasados.
Faixas com mensagens “Chega de escravidão” ou “Queremos nosso dinheiro” foram estendidas em frente a unidade de saúde. As reivindicações iniciaram por volta das 7h da manhã.
A auxiliar de serviços gerais Maria Gorete Dourado Figueiredo, de 53, disse que ao longo destes quatro meses os colaboradores só recebem por dia, dois vales transportes e uma marmita.
“A gente não come só aqui no trabalho não, precisamos levar algo para a nossa casa, para a nossa família. A RCA está desrespeitando os direitos dos trabalhadores e continua com contrato com o governo”, desabafou.
A funcionária terceirizada do setor de serviços gerais Maria Iranildes, de 34 anos, disse que ao questionar sobre seus direitos, ouviu de representantes da empresa que o repasse de pagamentos esta suspenso.
“Só não estou passando fome porque o meu esposo ainda está empregado. Já estou com duas férias vencidas e quando fui ao RH requerer os meus direitos me disseram que tudo está suspenso”, reclama a funcionária.
O que diz a empresa
O supervisor operacional da empresa RCA, Francisco das Chagas, informou que o Governo do Amazonas ainda não repassou o montante referente aos meses de março, abril e maio e, que assim que as parcelas sejam liberadas a situação será normalizada.
Atualmente a empresa mantém na ativa 100 funcionários em contratos de prestação de serviços de conservação e limpeza na maternidade Ana Braga e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.
O que diz o Governo
Em nota, a direção da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Machado (FMT-HVD) informou que vem cumprindo com o pagamento das empresas terceirizadas, e que pendências, quando ocorrem, são provocadas por atraso na entrega de documentação pelas mesmas.
FONTE: G1
There is no ads to display, Please add some