- Cidade

Unicamp libera gabarito oficial do primeiro vestibular indígena

A Unicamp liberou na manhã desta quinta-feira (6) o gabarito oficial do primeiro vestibular indígena da universidade. Segundo a comissão organizadora do exame (Comvest), 354 candidatos participaram da prova aplicada no domingo e a universidade oferece 72 vagas em 27 cursos de graduação. Veja respostas.

A Comvest anunciou a anulação da questão 23, “pois as medidas usadas no enunciado e no gráfico não permitem assinalar uma resposta correta”.

O exame está entre as medidas implementadas a partir deste ano pela instituição com objetivo de aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural. Confira como foi a aplicação da prova.

O processo em fase única foi aplicado em Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

A prova teve uma redação e 50 questões de múltipla escolha que passaram por temas como preconceito e modernização dos povos indígenas, na seguinte forma: linguagens e códigos (14), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12).

Critérios e abstenção
Segundo a Unicamp, serão desclassificados candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de redação – que tem total de 25.

O primeiro vestibular indígena da Unicamp teve abstenção de 41,96%. Para a Comvest, o índice está dentro dos parâmetros considerados a partir de outros processos seletivos para este público-alvo.

Dez cursos mais procurados
Enfermagem (integral)
Administração (noturno)
Farmácia (integral)
Administração Pública (noturno)
Engenharia Elétrica (integral)
Pedagogia (integral)
Engenharia de Produção (integral)
Arquitetura e Urbanismo (noturno)
Engenharia Agrícola (integral)
Engenharia Elétrica (noturno)
Ciência do Esporte (integral)
Prova do Vestibular Indígena da Unicamp em Manaus — Foto: Lana Torres/G1 Prova do Vestibular Indígena da Unicamp em Manaus — Foto: Lana Torres/G1
Prova do Vestibular Indígena da Unicamp em Manaus — Foto: Lana Torres/G1

Organização e datas
Nesta edição, a Unicamp reservou 23 vagas do exame tradicional para destiná-las aos estudantes indígenas. Já as outras 49, informou a universidade, foram criadas especificamente para a seleção.

Cada candidato pode assinalar duas carreiras como opção no momento da inscrição. Inicialmente, serão convocados para cada curso os estudantes que o indicarem como prioridade. Depois disso, caso as cadeiras não sejam preenchidas, a universidade convocará os demais, informou a Comvest.

O edital com todas as normas pode ser consultado no site da comissão, onde a 1ª chamada de convocados e a lista de espera serão divulgadas pela universidade em 29 de janeiro.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *