- Cultura

Morre fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia

O fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), músico e luthier, Rubens Gomes, 60, morreu na quinta-feira (28), por volta das 23h, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, em um hospital particular em Manaus.

Rubens estava internado desde o fim da tarde de domingo, quando se sentiu mal, com falta de ar e dores no peito. Segundo amigos e familiares, em 2018 ele recebeu um transplante de pulmão, e desde esse período fazia tratamento e acompanhamento médico.

A presidente do Conselho da Oela, Jasy Abreu era amiga do artista há quase 30 anos. Ela contou como era a relação dos dois e lamentou a perda.

Legado
Rubens Gomes fundou a Oela em 1998, e contribuiu para a formação de, aproximadamente, 2,3 mil alunos. Além disso, dedicou parte da sua vida a causas ambientais, utilizando madeiras amazônicas na produção de instrumentos musicais.

Rubão, como era conhecido, também se envolveu em diversas ações sociais voltadas a comunidades carentes. Além da atuação no Amazonas, Rubens fez com que a OELA expandisse as fronteiras, com um projeto no arquipélago do Bailique, no Amapá, trabalhando com as comunidades daquela região, com a produção do açaí, de uma maneira sustentável.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *