A empresa chinesa de internet Tencent pagou US$ 180 milhões por uma participação minoritária na empresa brasileira de tecnologia financeira e emissora de cartões Nubank, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (9).
O movimento marca a estreia da Tencent no Brasil e ocorre no momento em que o Nubank se prepara para começar a conceder crédito a consumidores até o final do ano, indo além da emissão de cartões de crédito e abertura de contas de pagamento digital.
Em janeiro, o Nubank recebeu aprovação do Banco Central para oferecer empréstimos a consumidores.
A Tencent está investindo por meio de um aumento de capital de US$ 90 milhões, disse o presidente-executivo do Nubank, David Velez, à Reuters. Outros US$ 90 milhões vão para comprar participações parciais de atuais acionistas do Nubank.
O presidente-executivo da Tencent, Martin Lau, afirmou em comunicado que o investimento é direcionado a ajudar o Nubank a “criar uma plataforma financeira pessoal completa”.
Desde 2013, o Nubank emitiu 5 milhões de cartões de crédito e tem uma base de 2,5 milhões de clientes em contas de pagamento digital – que permitem aos usuários fazer transferências, pagar contas e ganhar juros sobre depósitos.
Velez disse que apesar do Nubank não precisar de outra injeção de capital neste ano, a Tencent vai ajudar a empresa a se desenvolver em áreas como pagamentos, empréstimos, engenharia e tecnologias de aprendizado de máquina.
O Nubank levantou US$ 330 milhões em seis rodadas de investimento desde 2013. A mais recente foi liderada pela empresa de capital de risco DST Global Investment Partners e levantou US$ 150 milhões.
Fonte: G1
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