- Economia

Preços do petróleo acumulam queda de cerca de 30% em novembro

Os contratos futuros do petróleo caíam nesta sexta-feira em meio à pressão do aumento dos estoques, apesar das expectativas de que a Opep e a Rússia concordem com algum corte de produção na próxima semana.

O petróleo Brent recuava 0,48 dólar, ou 0,81%, a US$ 59,03 por barril, às 8h37 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,7 dólar, ou 1,36%, a US$ 50,75 por barril.

Ambos os indicadores internacionais de petróleo registraram seu mês mais fraco em mais de 10 anos em novembro, com o petróleo dos EUA perdendo 28% e o Brent recuando 30%, já que a oferta global superou a demanda.

A crescente produção de petróleo de Estados Unidos, Rússia e dos membros da Organizações dos Países Exportadores de Petróleo, dominada pelo Oriente Médio, ajudou a preencher os estoques globais e a criar um excesso de oferta em alguns mercados.

Enquanto isso, uma desaceleração no crescimento da demanda de petróleo está aumentando o excesso de oferta.

Para conter o excesso, a Opep e seu principal parceiro, a Rússia, estão discutindo cortes na oferta e devem se reunir em Viena em 6 e 7 de dezembro para definir uma estratégia de produção.

“A próxima reunião da Opep será um momento crucial para a direção dos preços do petróleo em 2019”, disse o estrategista do BNP Paribas, Harry Tchilinguirian, ao Reuters Global Oil Forum. “Uma decisão terá de ser tomada em um contexto de forte crescimento da oferta de óleo de ‘shale’ nos EUA e, por enquanto, expectativas mais fracas sobre o crescimento da demanda global por petróleo.”

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *