- Esportes, Últimas Notícias

Chegada de “trintões” eleva média de idade no Grêmio; veja as opções de time para Renato

As contratações de Thiago Neves e Diego Souza pelo Grêmio, ambos com 34 anos, suscitaram um debate em Porto Alegre: afinal, não são muitos jogadores acima dos 30 anos juntos? A média de idade mais alta preocupa torcedores que imaginavam um rejuvenescimento do grupo. Mas nada disso abala o técnico Renato Gaúcho.

O Grêmio enfrenta o São José às 21h30 desta quinta-feira, na Arena, pela terceira rodada do Gauchão. A partida terá transmissão do SporTV e Premiere, com narração de Jader Rocha e comentários de Paulo César Vasconcellos. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

O comandante gremista deu o aval para a chegada da dupla, que vai completar 35 anos em 2020. Além deles, Vanderlei e Victor Ferraz foram contratados com 35 e 32 anos, respectivamente. A ideia é mesclar atletas experientes e jovens das categorias de base.

“A idade não me preocupa. A preocupação é com o desempenho no campo, seja uma pessoa de 30, 35 ou 20 anos. Às vezes o mais experiente vai correr menos e vai produzir mais” (Renato)

Os trintões de Renato
Vanderlei (goleiro) – 35 anos
Geromel (zagueiro) – 34 anos
Maicon (volante) – 34 anos
Thiago Neves (meia) – 34 anos
Diego Souza (atacante) – 34 anos
Julio César (goleiro) – 33 anos
Paulo Victor (goleiro) – 33 anos
Victor Ferraz (lateral-direito) – 32 anos
David Braz (zagueiro) – 32 anos
Marcelo Oliveira (zagueiro) – 32 anos
Bruno Cortez (lateral-esquerdo) – 32 anos
Paulo Miranda (zagueiro) – 31 anos

Contra o São José
O Grêmio volta a atuar na Arena nesta quinta, contra o São José, às 21h30, pela terceira rodada do Gauchão. O time provável, com os titulares à disposição, tem média de idade de 28,6 anos. Diego Souza e Thiago Neves ainda não têm condições legais para jogar.

Thiago Neves ou Jean Pyerre?
Renato deixou claro que os reforços buscados recentemente não serão necessariamente titulares. O rendimento dos jovens, por exemplo, pode tomar a vaga dos cascudos. O GloboEsporte.com fez uma projeção conservadora de time ideal, com Thiago Neves no meio-campo, sem muitas mudanças na base dos últimos anos.

Nesta hipótese, a média de idade gremista ficou nos 29,6 anos. Se Jean Pyerre ganhar a vaga de Thiago Neves, o número cai para 28,4. O meia se recupera de lesão muscular desde setembro do ano passado, mas já faz a transição física e em breve pode passar a treinar com bola. No ano passado, o time ideal tinha média de 27,8 anos.

Os cascudos em campo
Em um cenário com a experiência quase toda em campo, a escalação gremista ficaria com média de 30,3 anos. Nesta hipótese, Diego Souza e Thiago Neves fariam as duas posições do ataque, com Maicon entre os volantes.

Nada muito diferente de outros clubes do Brasil. O time mais próximo do ideal do Inter, por exemplo, tem média de 31 anos. O Palmeiras tem 28, e o São Paulo, 28,9.

Juventude em campo
Com as opções contratadas, no entanto, Renato também pode optar por uma equipe mais jovem e leve para 2020. Há Caio Henrique, 22 anos, para a lateral esquerda, e Orejuela, 24, para a direita. Pepê, que disputa o pré-olímpico assim como Caio, também entraria na equipe.

Neste caso, ainda sobraria para Maicon, um dos principais líderes do vestiário, mas que já possui 34 anos. Matheus Henrique e Lucas Silva seriam os volantes. A média cairia para 25,7 anos.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *