- Esportes

Do recorde de Ingo ao penta de Cacá: conheça algumas das decisões históricas da Stock Car

A Stock Car terá neste domingo mais um capítulo escrito em seu vasto histórico de grandes decisões. E não há melhor lugar para encerrar a temporada do que o tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Palco de momentos ímpares da categoria mais importante do automobilismo brasileiro, o asfalto da pista paulistana terá uma disputa intensa entre Daniel Serra e Felipe Fraga pelo título de 2018. O GloboEsporte.com preparou um top 5 com outras ocasiões em que a briga direta pela taça de campeão chegou à última etapa da temporada.

1. Doze vezes Ingo (2002)

Se existe algum piloto que por si só representa a Stock Car, esse alguém é Ingo Hoffmann. Maior campeão da categoria, com 12 títulos, ele conquistou o último desses campeonatos em 2002. Disputando a taça contra Chico Serra, Ingo chegou à Interlagos com a missão de receber a quadriculada em até sétimo lugar, caso o rival vencesse a prova. E foi o que aconteceu. Saindo de oitavo, Serra faturou a vitória, enquanto Hoffmann, que largara em sexto, manteve a posição até o final, ao melhor estilo “professor” de Alain Prost. Cacá Bueno, a revelação da temporada, foi o terceiro na classificação final do campeonato.

2. A primeira vez de Cacá (2006)

Desde que estreou na Stock Car em 2002, Cacá Bueno sempre esteve entre os favoritos para conquistar o título da categoria. Entretanto, uma sequência de três vice-campeonatos colocou em xeque a capacidade do piloto de se sobressair em um momento de decisão. Mas “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Em 2006, Cacá fez valer o clichê quando enfim faturou a taça, mas não sem uma dose de emoção. Apesar de liderar a prova, ele teve de pagar uma punição, fruto de batida com Hoover Orsi, que brigava com o carioca pelo campeonato. Mesmo assim, Cacá terminou em oitavo, posição suficiente para garantir o título, seis pontos à frente do segundo colocado Antonio Jorge Neto.

3. O ano de “Mad Max” (2010)

Ao contrário do usual Interlagos, em 2010 a disputa pelo titulo da Stock Car entre Max Wilson e Cacá Bueno teve seu capítulo derradeiro na pista do Autódromo Internacional de Curitiba. Allam Khodair e Ricardo Maurício também estavam na briga pelo campeonato, mas abandonaram a disputa após batidas ao longo da prova. Saindo de terceiro, Wilson sofreu com a estratégia da equipe durante a chuva, ficando para a parte de trás do pelotão. Ele também fez uma parada extra para desembaçar o para-brisa e ainda teve de cumprir uma punição por abastecer o carro fora da janela de pit stops. Saindo de 11º, Cacá conseguiu fechar em sétimo, porém, o oitavo lugar foi o suficiente para Max conquistar o título por apenas um ponto.

4. Penta “no embalo” (2012)

Um dos principais nomes da Stock Car nos anos 2000, Cacá Bueno chegou à última prova da temporada de 2012, em Interlagos, com a chance de entrar para a história. Em busca do pentacampeonato, o piloto também queria vencer pela primeira vez a Corrida do Milhão. Foi quase. Abrindo a última volta na liderança, Cacá viu a vitória se esvair pela falta de combustível nos metros finais, entregando o prêmio milionário nas mãos de Thiago Camilo. Entretanto, o objetivo maior, o de ser campeão, foi concluído. Bueno se “arrastou” até a linha de chegada, recebendo a quadriculada na terceira posição, o que lhe garantiu o quinto título.

5. Gigante Ricardinho (2013)

Na decisão do título de 2013, quatro pilotos chegaram à última etapa com chance de título: Ricardo Maurício, Daniel Serra, Thiago Camilo e Cacá Bueno. Na corrida, o primeiro a deixar a disputa foi Serrinha, que abandonou ainda na oitava volta, com problema no acelerador. Camilo, por outro lado, liderou uma boa parte da prova, porém, perdendo rendimento no final por problemas no câmbio, para receber a bandeirada apenas em sexto. Constante durante toda a corrida, Ricardinho se manteve no pelotão da frente, fechando em segundo, seguido de Cacá Bueno. O título foi o segundo do piloto de São Paulo, que já havia sido campeão em 2008.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *