O Grêmio divulgou uma nota de repúdio sobre os atos de injúria racial ocorridos na partida contra o River Plate, pela Brasil Ladies Cup, e pediu punição. O confronto, realizado no estádio Canindé, era válida pela última rodada da fase classificatória. Houve registro de boletim de ocorrência na delegacia depois da partida.
Em trecho do comunicado, o clube gaúcho descreve que o ato de preconceito iniciou com alvo nas gandulas da partida. A organização da Ladies Cup também divulgou comunicado neste sábado e anunciou a exclusão do River Plate e a suspensão por dois anos.
Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do River fazendo gestos racistas para um gandula – diz a nota.
– Ao defender o gandula as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.
O jogo das Gurias Gremistas contra o River Plate, pela Ladies Cup, terminou mais cedo nesta sexta, após seis expulsões do River Plate. A confusão começou após um ato de injúria racial por parte da meio-campista Candela Díaz contra o gandula do estádio Canindé, em São Paulo.
A confusão ocorreu logo depois de o Grêmio empatar a partida, aos 34 minutos, com gol de Maria. Na
ocasião, a câmera da transmissão do SporTV flagrou a camisa 15 fazendo um gesto que parece fazer alusão a um “macaco” contra o gandula. Após o ato de injúria, uma briga generalizada começou de
Com o encerramento do jogo, a partida terminou 3 a 0 para o Tricolor. O Grêmio terminou a fase inicial como primeiro colocado do Grupo A e avançou à decisão, marcada para domingo, às 16h, contra o Bahia.
Nota de repúdio do Grêmio
“Viemos a público manifestar a nossa indignação com os fatos ocorridos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira no estádio Canindé, em São Paulo.
Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do River fazendo gestos racistas para um gandula.
Ao defender o gandula as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.
Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável.
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis.
Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube e Marianita, pioneira do futebol feminino e maior jogadora Gremista de todos os tempos.”
Fonte: Globo Esporte
There is no ads to display, Please add some