“Ôôô, o campeão voltou”. Foi com esse grito que a torcida empurrou a seleção masculina de vôlei nas Olimpíadas do Rio. Depois de um início complicado, o Brasil chegou ao último jogo da primeira fase, contra a França, precisando vencer para não ser eliminada. Com a força das arquibancadas, não só venceu como embalou de vez rumo à medalha de ouro. E essa pressão pode ser fundamental para garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris. A partir deste sábado, a seleção vai disputar o Pré-Olímpico no Maracanãzinho, palco do ouro de 2016.
O Brasil estreia no Pré-Olímpico contra o Catar, às 10h (horário de Brasília). O sportv2 transmite ao vivo a partida. O ge acompanha em tempo real.
Torcida brasileira canta no Maracanãzinho: “O campeão voltou”
Bruninho, Lucão e Lucarelli são os remanescentes da equipe campeã em 2016. A alegria de vencer uma Olimpíada em casa e a força que veio das arquibancadas é inesquecível.
– O apoio incondicional que a gente teve foi muito bacana. Mesmo quando a gente começou meio mal. Perdemos um set pro México no primeiro jogo. Depois aquela pressão toda contra a França, de que precisava ganhar para passar. A torcida em nenhum momento desistiu da gente. Isso foi o mais bacana e o mais marcante – lembra Lucão.
– Quando penso em Maracanãzinho, não tem como não falar das Olimpíadas. Foram os últimos jogos que eu fiz no Maracanãzinho. É a memória mais bonita e a mais recente que eu tenho na carreira. Obviamente, jogar no Brasil com torcida sempre é muito bom. Sempre nos empurra bastante. Sempre nos dá uma estímulo a mais. Vamos tentar buscar logo essa vaga olímpica – disse Lucarelli.
Bruninho também estava em quadra em outra grande conquista no Maracanãzinho. Em 2007, o Brasil foi campeão do Pan-Americano ao derrotar os Estados Unidos na final. Na fase de grupos, derrotou Cuba, adversário deste pré-olímpico.
Brasil encerra participação no Pan do Rio em 2007 com a melhor participação da história
– O Pan foi uma montanha-russa de emoções. Na primeira partida, um misto de vaias com aplausos, por causa da saída do Ricardinho. No final, o título. Ainda entrei um pouquinho naquela final. Foi muito especial poder jogar aquele Pan dentro de casa. Eu lembro que era o titulo que faltava para aquela geração. Eu lembro o quanto aqueles caras ainda queriam aquele título. Aquele momento para mim foi muito especial. Depois disso ainda conquistei alguns títulos com o Florianópolis no Maracanãzinho. O ginásio faz parte da minha carreira.
Outro grande momento do Brasil no Maracanãzinho aconteceu em 1982, no Mundialito. A seleção foi campeã ao derrotar a então toda poderosa União Soviética. Bernard foi a grande estrela com o saque “jornada nas estrelas”.
– O primeiro mundialito foi em 1982, nós vencemos a União Soviética com um Maracanãzinho lotado. Em 1983, teve o desafio que foi promovido no estádio do Maracanã, também contra a União Soviética com 96 mil pagantes. Recorde até hoje. Vencemos por 3 a 1. Grandes momentos eu tive o prazer de participar. Estar no Brasil, jogar ao lado do nosso público, que vai estar torcendo, vai estar jogando junto. Temos que dar o nosso melhor para render bem dentro de quadra e trazer o público de forma contagiante para jogar com a gente – falou o técnico Renan Dal Zotto.
Com direito a saque jornada nas estrelas, Brasil venceu a Coreia em 1982 no Mundialito
Palco de derrotas
Mas nem só de vitorias vive a história do vôlei no Maracanãzinho. Em 1990, o Brasil perdeu para a Itália na semifinal por 3 a 2 e acabou ficando em quarto no Mundial disputado em casa. Em 1995, outro revés para os italianos, agora na final da Liga Mundial, por 3 a 1.
Em 1990, Brasil venceu a França pelo Mundial de vôlei no Maracanãzinho
Em outras duas oportunidades o Maracanãzinho foi palco das finais da Liga Mundial. Em 2008, a seleção acabou em quarto lugar, em um dos raros torneios em que a seleção comandada por Bernardinho não subiu ao pódio. Sete anos depois, em 2015, o Brasil ficou no empate triplo no grupo com Estados Unidos e França. Com azar, acabou eliminado no saldo de pontos. Se tivesse feito mais três pontos na derrota para a França, teria eliminado a seleção europeia e se classificado. A França acabou com o título.
– Foi um azar. A gente até hoje acha que os caras podem ter combinado aquele resultado pra tirar a gente. Foi um momento muito triste, muito chato, porque a gente veio de um derrota para a França e no dia seguinte conseguimos fazer um grande jogo contra os Estados Unidos. Lembro do Maracanãzinho lotado. Foi incrível. A gente esperava muito ir para a semifinal e acreditava que poderia chegar em mais uma final de Liga Mundial dentro de casa. Mas aconteceu aquilo. Foi um aprendizado também. Que cada ponto vale muito. Isso serviu como uma cicratizinha ali. Faz parte. São boas lembranças e outras nem tão boas assim – conta Bruninho.
Para começar a escrever uma nova boa memória no Maracanãzinho, a seleção encara o Catar neste sábado. Os jogos vão até ao dia 8 quando o Brasil enfrenta a Itália.
Vozes – Luis Roberto – Sabe de quem? – Ouro no vôlei masculino Rio 2016
Confira a agenda dos jogos do Brasil:
Sábado (30/09) – 10h – Brasil x Catar – transmissão sportv2
Domingo (01/10) – 10h – Brasil x República Tcheca – transmissão TV Globo e sportv2
Terça-feira (03/10) – 20h30 – Brasil x Alemanha – transmissão sportv2
Quarta-feira (04/10) – 20h30 – Brasil x Ucrânia- transmissão sportv2
Sexta-feira (06/10) – 10h – Brasil x Cuba – transmissão sportv2
Sábado (07/10) – 10h – Brasil x Irã – transmissão sportv2
Domingo (08/10) – 10h – Brasil x Itália transmissão TV Globo e sportv2
Fonte: Globo Esporte
There is no ads to display, Please add some