Depois de vencer em seu país na estreia do UFC na Argentina, em novembro, Santiago Ponzinibbio já voltou suas atenções para o próximo passo, e ele parece estar definido: enfrentar o brasileiro e ex-campeão Rafael dos Anjos. O argentino “Gente Boa”, que nocauteou Neil Magny em Buenos Aires, mandou um recado direto a Dos Anjos, e sem medir as palavras.
– Só estou esperando a diva Dos Anjos. A diva que manda. Estou pronto só esperando a confirmação da diva. Que ele escolha o lugar. Como toda as minhas lutas, será mais um nocaute. A diva falou que não lutava comigo porque era na Argentina, queria lutar comigo nos EUA, então agora é só falar quando e onde – disse o lutador sétimo colocado do ranking meio-médio (até 77kg), em entrevista por telefone ao Combate.
Os dois trocaram farpas em agosto, quando o UFC procurava um adversário para Ponzinibbio na Argentina. Dos Anjos – hoje o quinto colocado do ranking – não queria ir à Argentina em meio ao nascimento do filho Roger, que nasceu em setembro, mas foi chamado de “frouxo” por Ponzinibbio. O brasileiro não gostou da declaração e chamou para um encontro na academia.
Ponzinibbio decidiu focar no brasileiro por acreditar que Kamaru Usman lutará pelo cinturão em 2019 com o campeão Tyron Woodley, depois que o nigeriano venceu Dos Anjos também em novembro. A opção de enfrentar Colby Covington, no momento, não é viável para o argentino, já que ambos treinam na American Top Team e têm treinadores em comum.
– Acho que uma opção mais real é o Dos Anjos, porque Colby é da minha academia e a gente têm treinadores em comum, como Mike Brown, então não fica bom. A gerência da academia já avisou que preferem evitar essa luta até que fosse pelo título. Se for para lutar pelo título, aí tem que lutar. Agora, estou preparado para lutar com qualquer um, nunca escolhi luta, não estou nem aí. A luta que me derem, eu pego. Luta boa para mim é Woodley, Usman, Dos Anjos… Qualquer cara que me derem vou nocautear.
Santiago Ponzinibbio e Kamaru Usman chegaram a fazer encarada este ano para a promoção do UFC Chile, em maio, mas uma lesão tirou o argentino da luta. Ponzinibbio admite que, apesar de mirar Dos Anjos, enfrentar o nigeriano seria mais interessante.
– A luta mais interessante é com ele (Usman), porque pegaria um cara vindo de vitórias. Falam que ele nunca perdeu (no UFC), então o pessoal vai ver isso (pela primeira vez). A melhor luta é ele, mas ouvi falar que ele vai lutar pelo título – ponderou.
Repercussão após vitória em casa
Depois de nocautear Neil Magny no quarto round em uma luta que dominou do início ao fim, Santiago Ponzinibbio pôde sentir de perto a reação do público em seu país. Ele ainda ficou pouco mais de duas semanas na Argentina, onde passou momentos com a família na cidade de La Plata e ainda teve reuniões e homenagens.
– Foi incrível, foi uma repercussão que realmente não tinha visto antes numa luta minha. Na Argentina nunca teve nada igual com respeito ao MMA, para os esportes de contato foi realmente um reconhecimento muito grande, mas muito mesmo. Eu caminhava pelas ruas e mulheres de 50 anos, 60 anos com filhos de 30 anos, um pessoal de todas as idades me reconhecendo, todo mundo falando que viu a minha luta. A galera que é mais da minha idade, entre 30 e 40 anos, um pessoal que acompanha mais o esporte, falava sobre quem eu podia enfrentar depois, mostrando que estão informados, e isso é muito maneiro. Isso mostra o crescimento do esporte. As coisas estão mudando.
O lutador, dono de um cartel com 27 vitórias e três derrotas, ainda encontrou autoridades como o secretário de esportes de Buenos Aires, o vice-governador de Buenos Aires e até o presidente Maurício Macri. Antes disso, em La Plata, onde nasceu, Ponzinibbio ainda foi homenageado com as chaves da cidade e o título de cidadão honorário.
– O papo com o presidente Macri foi ótimo, porque eu entrei e me falaram que tinha de 10 a 15 minutos, aí entrei e fiquei uma hora conversando com ele. Contei a história do esporte, a importância do MMA no mundo, o quanto está vendendo, e o bem que faz para a sociedade, do quanto poderia ajudar o esporte na Argentina. Falei que pretendo fazer um projeto social lá, contei um pouco da história da minha vida, falamos bastante coisas… Ele gosta muito de esporte, joga bola duas vezes por semana, foi presidente do Boca Juniors, ele tem muito respeito pelos atletas. O filho dele fez jiu-jítsu alguns meses, então ele sabia (de luta). Mostrei alguns vídeos de algumas lutas minhas. Foi bem maneiro, foi um papo bem legal. Na minha cidade ainda falei diante de mais de 100 mil pessoas, é uma cidade grande de mais de 1 milhão de habitantes, universitária, tem muitos jovens.
Fonte: Globo esporte
There is no ads to display, Please add some