O que teria acontecido se Pedro e Vinicius Júnior não tivessem machucado seus joelhos com gravidade dias depois de serem convocados pela primeira vez para a seleção brasileira?
Muito provavelmente, a mais intensa disputa por uma vaga de titular na equipe que disputará a Copa América não estaria acontecendo. Richarlison e David Neres estrearam na Seleção por causa das lesões dos outros jovens. Levaram ao pé da letra o verbo “oportunizar” tão usado por Tite. Aproveitaram cada segundo e estão bem cotados para o ataque.
Richarlison foi escolhido para começar o amistoso desta quarta-feira, contra o Catar, às 21h30, em Brasília. Ganhou a vaga no campo. Ele e o volante Arthur são os únicos a terem participado dos oito jogos da Seleção depois da Copa do Mundo. Seus três gols lhe dão a artilharia do período – dividida com Neymar e Gabriel Jesus – e crédito para ter essa chance.
Richarlison foi convocado para os amistosos contra EUA e El Salvador no lugar de Pedro, cortado por estiramento nos ligamentos do joelho direito, em agosto de 2018.
Não foram só pelos gols que Richarlison conquistou corações. Além do carisma, foi arrebatador seu incômodo com atuações irregulares, principalmente o empate por 1 a 1 com o Panamá, em março.
Na partida seguinte, ele foi substituído por David Neres, uma alteração que pode se tornar definitiva. Em apenas 33 minutos, o jovem do Ajax deu uma assistência, perdeu gol em chance criada com bela tabela e, num toque de letra, participou do lance que definiu a vitória por 3 a 1 sobre a República Tcheca.
David Neres foi convocado para os amistosos contra Panamá e República Tcheca no lugar de Vinicius Júnior, cortado por rompimento nos ligamentos do tornozelo direito, em março de 2019.
Mais do que isso, convenceu Tite que não é somente um personagem de correria, e também pode participar com qualidade da construção de jogo.
Membros da comissão técnica avaliam que a infiltração de Neres, da ponta para dentro da área, é única no grupo. Acontece de maneira natural. Por isso, nos treinos dos últimos dias na Granja Comary, Tite deu minutos a ele ao lado de Neymar e Jesus na frente. Sua entrada no amistoso desta quarta é muito provável.
BRASIL x CATAR
Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília
Data e horário: quarta-feira, às 21h30 (de Brasília)
BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Coutinho; Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Reservas: Cássio, Phelipe, Militão, Thiago Silva, Alex Sandro, Fernandinho, Allan, Paquetá, David Neres e Everton
Desfalques: Fagner (dores na coxa esquerda), Alisson e Firmino (se apresentam na quinta-feira, em Porto Alegre)
CATAR: Al Sheeb, Pedro Correia, Al Rawi, Khoukhi, Salman e Hassan; Madibo, Haydos e Hatem; Afif e Almoez Ali. Técnico: Felix Sánchez
Arbitragem: Jose Argote, auxiliado por Lubin Torrealba e Franchescoly Chacón (todos da Venezuela)
Transmissão: TV Globo (narração de Cleber Machado, comentários de Caio Ribeiro e Júnior, reportagens de Tino Marcos e Mauro Naves), SporTV (narração de Milton Leite, comentários de Lédio Carmona e Muricy Ramalho, reportagens de Eric Faria e Felipe Brisolla) e GloboEsporte.com
Tempo Real: no GloboEsporte.com, a partir das 20h
Fonte: Globo esporte
There is no ads to display, Please add some