Tem sido assim nos últimos dias: para a imensa maioria da opinião pública mundial, a presença da Croácia na semifinal da Copa do Mundo é tratada como uma surpresa. Internamente, no entanto, o time rejeita esse rótulo de zebra do torneio. Muito pelo contrário. Questionado sobre a campanha acima da expectativas, o técnico Zlatko Dalic discordou.
Lembrou que sua equipe tem jogadores que defendem grandes clubes europeus com certo protagonismo e acredita que, por conta de alguns resultados recentes, houve uma avaliação equivocada antes do início do Mundial.
– A Croácia tem ótimos jogadores em grandes clubes da Europa. É verdade que não conseguimos um resultado importante como seleção nos últimos anos. Estivemos abaixo do que podemos. Mas não deveria ser surpresa que estamos entre os quatro finalistas, pela qualidade dos jogadores. Esses jogadores foram sub-avaliados por muito tempo, pela falta de resultados da seleção. Mas essa é a chance de estarem na história. O fato de termos jogadores em grandes clubes como Real Madrid e Barcelona mostra que eles têm qualidade – disse o treinador.
Na véspera da semifinal diante da Inglaterra, Dalic concedeu entrevista coletiva ao lado do zagueiro Lovren. Sobre o confronto desta quarta-feira, o treinador revelou que espera um duelo diferente dos anteriores. Analisou o estilo de jogo do adversário, mas algo em seu discurso chamou a atenção.
Para Dalic, sua equipe não se sente (e nem deve se sentir) pressionada. Nem mesmo em uma final de Copa do Mundo.
– Estamos analisando a Inglaterra, todos os seus jogos. Mostramos tudo o que pudemos aos jogadores. Sabemos quais são as ameaças. Depois de Islândia, Dinamarca e Rússia, esperamos um rival diferente. Temos que ficar atentos às bolas paradas deles. Mas não temos razões para estar nervosos ou sob pressão. Estamos livres de pressão. Estamos aqui para desfrutar da vida, jogar bom futebol. E não importa quem estiver do outro lado, estamos aqui para jogar nosso melhor futebol. E o resultado será o que será – afirmou o treinador.
Pergunta sobre Harry Kane causa desconforto
Artilheiro da Copa do Mundo, Harry Kane tem sido citado nas coletivas de imprensa da Croácia nos últimos dias. Desta vez, o zagueiro Lovren, que defende o Liverpool, foi questionado sobre uma goleada sofrida diante do Tottenham, na temporada passada. Na ocasião, Kane fez dois gols, e ele foi substituído antes do fim da primeira etapa.
O jogador croata se mostrou incomodado. Mas ressaltou que, de fato, o jogador merece atenção especial.
– Não sei o que dizer, é completamente irrelevante aquele 4-1 contra o Tottenham. Por que você não me pergunta das vezes que joguei bem contra ele? Eu tenho todo o respeito por Kane, ele tem mostrado há anos que é o melhor striker da Premier League. Ele é uma grande ameaça, vai ser uma tarefa difícil para todos nós. Mas se estivermos prontos, como estivemos contra a Argentina, e jogarmos compactos, acredito que não haverá problemas.
Inglaterra e Croácia se enfrentam no estáido Lujniki, em Moscou, nesta quarta-feira. A partida será às 15h (de Brasília). Quem levar a melhor enfrentará o vencedor do confronto entre Bélgica e França na decisão da Copa do Mundo.
Alcançar a semifinal já trouxe muita alegria aos fãs na Croácia. O técnico Dalic foi questionado sobre o que esperava da população de seu país em caso de título. Respondeu com bom humor:
– Futebol fez muitas pessoas felizes na Croácia. Não posso imaginar o que acontecerá se ganharmos. Talvez ninguém vá trabalhar. Já não estamos trabalhando muito agora, imagina se ganharmos.
Fonte: Divulgação
There is no ads to display, Please add some