- Esportes

Thuram reflete sobre ofensas a Kean: “Reação do Bonucci é tão violenta quanto os gritos de macaco”

Jogador com mais partidas disputadas na história da seleção francesa (142) e porta-voz influente da briga pela igualdade racial, o ex-volante Lilian Thuram deu sua opinião sobre o mais recente escândalo de racismo no futebol envolvendo Moise Kean, da Juventus. Thuram, que está no Líbano para compromissos pessoais, criticou abertamente as autoridades que regem o futebol mundial.

– O árbitro parou a partida? Alguma coisa foi feita? Estamos mergulhados na hipocrisia. Isso vem acontecendo há anos. Todo mundo diz que vamos parar o jogo na próxima, mas isso não acontece. A conclusão é de que as autoridades do futebol não ligam. Se isso realmente incomodasse eles, a partida seria parada, acredite em mim. O time teria deixado o campo, e nós teríamos encontrado uma solução – afirmou ele em entrevista ao jornal francês “Le Parisien”.

Mas as principais críticas do ex-jogador de Juventus e Barcelona dizem respeito à reação de Bonucci, que disse que Moise Kean “tem 50% de culpa” por ter comemorado o gol em frente à torcida do Cagliari. No dia seguinte, em uma publicação nas redes sociais, ele amenizou dizendo: “Em todo caso, não ao racismo”.

– Isso é interessante. Ele diz basicamente o que muitas pessoas pensam, que pretos merecem o que acontece com eles. Ele dividiu a responsabilidade 50-50 entre torcedores e o Kean. Quando você pensa nisso, o companheiro de time do próprio Kean diz que ele merece os gritos de macaco e que os torcedores devem continuar. A pergunta certa para se fazer ao Bonucci é: o que o Kean fez para merecer esses gritos de macaco? Para merecer esse desprezo? Ele não diz que os torcedores estão errados em agir desse jeito, mas que o jogador em parte tem culpa – desabafa o ex-jogador.

“A reação do Bonucci é tão violenta quanto os gritos de macaco. É igual quando uma jovem é estuprada, e as pessoas notam a maneira como ela estava vestida. É por causa dessas pessoas que nós não andamos para frente”, completou.
Thuram prosseguiu com sua reflexão sobre o comportamento de Bonucci.

– O que pode ser dito ao Bonucci é que ele está incentivando a violência contra o companheiro do próprio time. Só porque o Kean fez um gol e comemorou em frente à torcida adversária, é normal ele ser insultado pela cor da pele? Os comentários dele são uma vergonha, é racismo. Esses gritos de macaco, esse desprezo pelas pessoas negras…

Lilian Thuram também mandou um recado a Moise Kean e, em seguida, apelou para que alguma coisa seja feita diante dos frequentes casos de racismo sofridos por jogadores de futebol no exercício de sua profissão.

“Ele (Kean) faz muito bem em estar orgulhoso e de cabeça erguida diante da adversidade. Eu convoco todas as pessoas negras a fazer o mesmo e exigir respeito quando pessoas como Bonucci quer que elas desçam pelo ralo”, disse.
– Jogadores que não sofrem com o racismo devem ser solidários. Saibam que jogadores de futebol estão sendo ofendidos em campo, e que essa violência está sendo transmitida para milhões de pessoas. Temos que acabar com isso. Esse jogo é um negócio, então não podemos esperar nada das autoridades. Se eles quisessem parar os jogos, teriam um monte de oportunidades para fazer. Ninguém está interessado em parar os jogos – concluiu.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *