- Esportes

Um time, dois técnicos: Capital-TO inova e busca feito inédito na Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior não é tradicionalmente marcada apenas por revelar jogadores para o cenário nacional, mas também por reunir grandes histórias entre os clubes participantes. No Capital, time do Tocantins que participa do torneio apenas pela segunda vez, a curiosidade fica no banco de reservas: são dois treinadores que revezam as orientações e trocam informações ao longo dos jogos.

O português Paulo Caroço (técnico do sub-19) e Wilsomar Sena (treinador do time profissional) compartilham o cargo na Copinha. E as tarefas parecem bem divididas entre eles: enquanto Sena fica à beira do campo, Caroço observa do banco de reservas o que será debatido no intervalo.

– Nós dois temos ideias muito parecidas sobre o nosso estilo e modelo de jogo. Nunca divergimos até agora, acho que isso nunca vai acontecer por termos ideias parecidas. Nunca tinha trabalhado com ninguém com uma linha de raciocínio tão parecida com a minha – explica Paulo Caroço.

Na derrota para o Corinthians na estreia da Copinha, o Capital teve uma mudança radical de comportamento no segundo tempo – o time perdia por 3 a 0 e conseguiu marcar dois gols – após bate-papo entre os dois treinadores, que chegaram à conclusão que era preciso mudar a forma de jogar para não acabar goleado logo na primeira rodada.

– É viável dois treinadores no mesmo time. A prova disso é que conversamos no vestiário e conseguimos mudar a forma de jogar e demonstrar um bom jogo contra o Corinthians. É uma linha de pensamento parecida, claro que ninguém segue o mesmo pensamento até o final, mas o respeito é mútuo. Ninguém toma decisão sem antes falar com o outro – explica Wilsomar Sena.

Os gols de Corinthians 3 x 2 Capital-TO pela Copa SP de Futebol Júnior 2019

E se muitos clubes brasileiros ficam em dúvida sobre a escolha de treinadores brasileiros ou estrangeiros, o Capital tem as duas filosofias de trabalho no mesmo time. Wilsomar Sena, com licença da CBF, e Paulo Caroço, com licença da Uefa, admitem a troca de experiências tem feito a diferença no dia a dia do clube.

– Nossa filosofia é de intensidade. O Sena tem licença CBF e eu licença Uefa, com a mesma linha de pensamento sobre jogo. A nossa única divergência foi o método de defender na bola parada. Como sofremos um gol de escanteio, estou perdendo de 1 a 0. Acho que me enganei nesse conceito, mas é normal diante de um time grande como o Corinthians – complementa o treinador português.

O grande objetivo da dupla de treinadores é colocar um time do Tocantins pela primeira vez na segunda fase da Copinha. Em 18 participações do estado na competição, nenhum representante conseguir avançar da primeira fase.

Após ser derrotado na estreia, o Capital-TO volta a campo na Copinha no próximo sábado, às 19h15, quando enfrenta o Ituano. No mesmo dia, às 21h30, Corinthians e Sinop completam a segunda rodada no Grupo A17.

Fonte: Globo eesporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *