O juiz federal Eduardo Appio será transferido em definitivo da vara dedicada às ações da Lava Jato, em Curitiba. A decisão foi tomada após Appio participar de audiência de conciliação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na audiência, Appio reconheceu que teve conduta imprópria sem especificar qual foi a conduta. Appio é acusado de fazer uma ligação em tom ameaçador para o João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli, que é sócio do ex-juiz Sergio Moro.
Ex-juiz da Lava Jato, Appio pedirá remoção para Vara Federal ‘menos polêmica’
‘Estou totalmente alheio a toda esta barbaridade’, diz Appio após ser afastado da Lava Jato
Conselho do TRF-4 afasta juiz da Lava Jato
O juiz será transferido para a 18ª Vara Previdenciária da Justiça Federal do Paraná e não vai sofrer punição.
O afastamento de Appio
Em maio deste ano, o Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou o juiz. A decisão atendeu a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, após o telefonema em tom ameaçador.
Em 19 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou a suspeição Appio nos casos da Lava Jato e suspendeu a tramitação do processo disciplinar contra o juiz federal, aberto pelo TRF-4.
Na decisão, Toffoli abriu margem para que o processo administrativo disciplinar fosse enviado ao CNJ, no entanto, não autorizou o retorno de Appio à 13ª Vara Federal.
Um dia depois, em de 20 de setembro, o corregedor-geral de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão levou o processo disciplinar para o órgão. A audiência desta quarta faz parte da tramitação desse processo.
Fonte: G1
There is no ads to display, Please add some