A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu nesta segunda-feira (17) a pesquisa e a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, no norte do país. Essas iniciativas são criticadas por ambientalistas.
Magda deu a declaração durante o anúncio de investimentos na frota naval do sistema Petrobras em Angra dos Reis (RJ). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento.
A chefe da estatal disse que a companhia está comprometida com o aumento da produção de petróleo até 2030, a partir do Pré-Sal.
Por essa razão, afirmou Magda, é “urgente” uma “reposição de reservas”, que só será possível com a pesquisa na chamada Margem Equatorial, onde está localizada a Bacia da Foz do Amazonas.
O processo para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas está sob análise técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
O tema opõe, desde o início do governo, órgãos ambientais como Ibama e Ministério do Meio Ambiente e instâncias ligadas à extração do óleo, como Petrobras e Ministério de Minas e Energia.
O presidente Lula defende que sejam feitas pesquisas na região e tem falado sobre o assunto em entrevistas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também defendeu a pesquisa na região. Ele disse que o país “utiliza seus recursos naturais com segurança e sustentabilidade, sem ganância ou imprudência”.
O ministro destacou que países vizinhos, como a Guiana, crescem com os recursos provenientes do petróleo na região Norte.
“Essa reserva, talvez maior que a do pré-sal, já está mudando a realidade dos nossos vizinhos. O PIB da Guiana cresceu 50% no último ano. O Brasil merece, e em especial nossos irmãos nortistas e nordestinos, viver essa realidade”, disse.
Silveira ainda cobrou do Ibama a liberação da licença para que seja a feita a pesquisa na área, etapa que antecede uma possível exploração de petróleo.
Fonte: G1
There is no ads to display, Please add some