Para prevenir acidentes por meio da conscientização dos motoristas sobre a importância dos itens de segurança [capacete e cinto de segurança], e orientar motoristas sobre os perigos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, a partir desta sexta-feira (28) até a madrugada de terça-feira (1), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai intensificar as ações de fiscalização e educação para o trânsito no período do Réveillon em todas as zonas de Manaus.
A ação será desenvolvida em duas etapas. A primeira fará visitas a locais de aglomeração de pessoas para abordagens pedagógicas para estimular uma reflexão sobre os perigos da combinação álcool de direção. A segunda será por meio de blitz para o cumprimento da Lei Seca.
O diretor presidente, em exercício, do Detran-AM, Rodrigo de Sá, explica que o objetivo do trabalho é inibir a prática de motoristas que costumam beber e dirigir.
“O consumo de bebida alcoólica é mais comum neste período por conta das confraternizações, com a intensificação das blitz, principalmente, a da Lei seca, o Detran pretende reduzir ainda mais o nmero de acidentes e assim, preservar vidas, afirmou.
Durante a ação nas ruas nessa época, o órgão contará com a parceria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Baptran) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Cerca de 50 agentes de fiscalização e de educação de trânsito estarão nas ruas 24h para garantir a segurança do trânsito e evitar acidentes durante o período das festividades de final de ano.
No dia 31 de dezembro as ações serão concentradas nas zonas Leste, Sul e Oeste onde serão realizadas as festa de réveillon da Prefeitura de Manaus. Os pontos de concentração serão respectivamente, Shopping Phelippe Daou, no bairro do Jorge Teixeira, Amarelinho no Educandos e no Anfiteatro da Ponta Negra.
Blitz Educativa
As blitz educativas irão abordar as pessoas que estão nos bares ou em outros locais de entretenimento onde haja consumo de bebida alcoólica. A intenção é prestar esclarecimentos, tirar dúvidas, mostrar como é o teste do bafômetro e, principalmente, provocar uma mudança de comportamento nos condutores para que não assumam mais o risco de dirigir sob o efeito do álcool.
A gerente da Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, lembra que a prevenção de acidentes não significa apenas dirigir em condições de sobriedade. “É necessário que o condutor utilize corretamente os itens de segurança como cinto e capacete, no caso dos motociclistas. Também é importante que o veículo esteja em bom estado. Tudo isso contribui para evitar acidentes e promover um trânsito mais seguro, afirma.
Fonte: G1 AM
There is no ads to display, Please add some