Alex Santana, o quinto reforço alvinegro para a temporada, foi uma das poucas peças que se salvaram em meio à péssima campanha do Paraná, rebaixado com seis rodadas de antecedência. Técnico que mais o comandou em 2018, Rogério Micale, campeão olímpico com a Seleção em 2016, fez diversos elogios ao volante de 23 anos.
– Jogador que cresceu muito na temporada passada. Acho que vai ser uma ótima aquisição para o Botafogo. Se mantiver o ritmo do ano passado, é um bom reforço.
– Tem uma arrancada muito boa em relação à condução de bola ao campo de ataque, não apenas oferecendo passes para os companheiros, mas também verticalizando o jogo e chutando.
Micale tirou Alex da meia e o recuou por ver no ex-comandado um jogador com potencial para quebrar linhas e levar a bola da defesa para o ataque. O treinador, aliás, destaca que o atleta não tinha o hábito de finalizar de fora da área.
– Não era uma característica dele, isso foi muito trabalhado para ele chutar mais, justamente por romper as linhas. Às vezes, ele queria muito tocar a bola. E era insistido muito para que ele arrematasse, até porque ele tem uma boa finalização. Na temporada passada, aperfeiçoou isso, fez gols e foi o artilheiro do time.
De fato, Alex cresceu muito nesse fundamento. Goleador do time no Brasileiro e na temporada, com quatro gols, ele marcou três de fora da área (dois contra Botafogo em dois jogos e um diante do Vasco). O contra o Vitória foi a exceção.
Confira outros tópicos:
Bom de drible
Ele tem um potencial de drible muito bom. Conduz a bola bem e consegue transpor a linha de marcação usando certa habilidade.
Mais sobre as finalizações
Se você fizer uma pesquisa, do segundo turno para frente ele tem uma média muito superior de finalização. Não posso dizer que fui eu que o fiz passar a chutar mais, mas cobrei muito dele. Insisti muito, porque achava que ele tinha potencial. Tinha boa finalização, mas não chutava.
“Desandou a chutar tudo”
Aí ele passou a chutar tudo (risos), desandou a chegar e finalizar. Ele não pode perder essa característica, acredito que isso pode levá-lo a uma situação melhor na carreira.
Força física
Tem ótima resistência e bate mais de 10 km (percorridos por jogo) com muita facilidade.
Fonte: Globo esporte
There is no ads to display, Please add some