- Brasil

Anvisa deve aprovar autotestes para Covid, com críticas à falta de orientação para a população

Diretores da Anvisa devem aprovar na tarde desta quarta-feira (19) a venda de autotestes para Covid no Brasil, tipo de exame feito pelo paciente na própria casa. A Globonews apurou que na votação na Anvisa, a agência enviará ao governo “recados” sobre a falta de consistência da política pública enviada pelo Ministério da Saúde.

Fontes da Anvisa informaram que há uma série de perguntas sem respostas. Entre elas:

  • por que uma política pública não destina testes suficientes à demanda gerada pela ômicron?
  • quando o teste der positivo, a pessoa deve notificar qual órgão? Volta à farmácia, com risco de contaminar mais gente?
  • precisa fazer outro teste para comprovar o positivo?
  • qual a regra pra quem teve contato com positivados?
  • onde deve ser depositado o lixo dos autotestes?

A informação dentro da Anvisa é que os diretores vão deixar claro que não é atribuição da agência fazer regulamentação sobre como o governo deveria atender a população distribuindo testes e orientando sobre como fazer os exames em casa, nem de estabelecer regras diferentes das do ministério sobre a notificação de casos positivos.

A agência reguladora não faz políticas públicas. A Anvisa entende a importância dos autotestes neste momento de escalada da varianete ômicron e, por isso, a aprovação é dada como certa. Mas também entende que a assistência à população nesse caso, garantindo os insumos e também campanhas de como usar o teste, é papel do Executivo.

Fonte: Divulgação

 


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *