- Brasil

Chuva na Grande SP causa alagamentos, derruba muro de cemitério e fecha aeroporto

A chuva que caiu na Grande São Paulo entre a noite de segunda e a manhã desta terça-feira (26) provocou estragos em várias cidades da região. O Aeroporto de Guarulhos chegou a fechar, e voos foram cancelados. O muro de um cemitério desmoronou em Santo André e árvores de grande porte caíram. A capital tinha ao menos 14 pontos de alagamento nesta manhã.A linha 7-Rubi da CPTM, que passa por Jundiaí, operava com velocidade reduzida e maior tempo de parada no início da manhã. No Aeroporto de Guarulhos, foram ao menos 37 voos cancelados, sendo 27 da Gol, 7 da Latam e 3 da Avianca. A Latam informou que oito voos foram desviados para outros terminais.

A previsão é a que operação no terminal seja normalizada ainda no início desta manhã.
Queda de muro, vidro estilhaçado e trânsito
Segundo balanço do Corpo de Bombeiros, foram registrados das 0h às 9h desta terça-feira 98 quedas de árvores e 4 deslizamentos de terra ou desabamentos.
O trânsito durante a manhã ficou congestionado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 183 Km de congestionamento só na capital. A média para o dia e o horário fica entre 95 Km e 131 Km. O segundo maior trânsito do ano no período da manhã foi batido às 8h30, com 185 Km de lentidão.
Em Santo André, o muro do Cemitério da Vila Pires, na rua Coimbra, caiu e invadiu parte da calçada. O Departamento de Trânsito da cidade precisou usar cavaletes para isolar parte da pista e proteger pedestres e carros.
Um árvore de grande porte também caiu na cidade e atingiu um carro na rua Alberto de Faria, no bairro Vila Guaraciba.Em Guarulhos, o vidro de uma academia estilhaçou. Clientes malhavam no estabelecimento no momento que o vidro quebrou, mas ninguém ficou ferido.Em Higienópolis , na região central da capital, uma árvore caiu na rua Veiga Filho, que ficou bloqueada nesta manhã.

Estado de atenção para alagamentos
Logo no início da manhã, às 5h48, começou o estado de atenção nas zonas Sul e Oeste e na Marginal Pinheiros. Às 6h05, o alerta também passou a valer para as zonas Norte, Leste e Sudeste, além do Centro e da Marginal Tietê. O estado de atenção foi finalizado às 8h20, quando foram registrados 13 pontos de alagamento.Os trechos alagados estavam transitáveis, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências. Os pontos eram os seguintes:

Avenida Cruzeiro do Sul, altura 1799, sentido Ipiranga/Santana
Avenida Rio Branco, perto da Duque de Caxias, sentido bairro/Centro
Avenida Mercúrio, perto do PS S. Vito, sentido Unico
Avenida Magalhães de Castro, número 12.100, sentido Castelo/Interlagos
Rua da Despedida, altura do número 188, em ambos os sentidos
Avenida das Nações Unidas, perto da Olivia Feder, sentido Interlagos/Castelo
Marginal Pinheiros INTCB, altura da ponte Eng. Ary Torres, sentido Interlagos Castelo
Avenida das Nações Unidas, altura da Juscelino Kubitscheck, sentido Interlagos/Castelo
Avenida das Nações Unidas, perto da Ponte Roberto Rossi Zuccolo, sentido Interlagos/Castelo
Avenida Aricanduva, perto da Ponte do Morumbi, sentido Castelo/Interlagos
Praça Dom Francisco de Sousa, perto da rua Ealias Antonio Zogbi, em ambos os sentidos
Rua Presidente Batista Pereira, perto da Avenida do Estado, em ambos os sentidos
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), área de instabilidade vinda da região de Sorocaba começou atingindo as zonas Sul e Oeste da cidade com pancadas de chuva de até forte intensidade. A previsão é que, nas próximas horas, as chuvas se espalhem para o restante da capital paulista.

Volume de chuva e vento
O local com maior volume de chuva na noite de segunda-feira na capital paulista foi o Butantã, na Zona Oeste, com 57 mm. Em Parelheiros, na Zona Sul, foram 54 mm. Em Francisco Morato foram 51 mm, enquanto Santo André e Mauá acumularam 46 mm cada.

Os ventos na Grande São Paulo chegaram a 82 km/h. Também houve 8.077 raios na região, sendo que 2.676 atingiram o solo.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *