- Brasil

Exército diz que ‘conteúdo de algumas questões’ motivou saída da Olimpíada Nacional

O Exército confirmou que decidiu não dar continuidade à participação de alunos de colégios militares na XI Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), realizada pela Unicamp, porque “o conteúdo apresentado em algumas questões” não atende ao interesse da proposta pedagógica do sistema. Além disso, o Departamento de Educação e Cultura da instituição destaca “conflitos com calendário pedagógico”A reportagem questionou o Exército na terça-feira (14) sobre qual conteúdo da prova exatamente motivou a decisão e quais são os conflitos com o calendário pedagógico, mas a assessoria não respondeu até esta publicação.

Na nota enviada antes deste questionamento, a instituição diz apenas que “o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) tem participado, por meio de suas unidades integrantes, de diversas competições de conhecimento”, e que “no caso em pauta, devido ao conteúdo apresentado em algumas questões, optou-se pela não participação no evento, por não atender ao interesse da proposta pedagógica do Sistema”.

A prova

A prova da 1ª fase da competição, realizada na semana passada de forma online, foi composta por dez questões de múltipla escolha e uma tarefa. Ao todo estão previstas seis etapas semelhantes a esta, além de uma fase final presencial que será feita no campus da universidade, entre os dias 17 e 18 de agosto.

Nesta edição, a Olimpíada contabilizou 73 mil alunos e professores inscritos, divididos em 18,5 mil equipes. Segundo a organização, 16,6 mil grupos seguiram para a 2ª fase, que ocorre esta semana.

A organização da competição confirmou que na 1ª fase ocorreram participações de alunos matriculados em colégios militares, mas não indicou a quantidade. O Exército também não comentou sobre o número e de que maneira o cancelamento foi comunicado aos estudantes.

‘Ingerência’ e conteúdos abordados
Após o Exército se manifestar publicamente pela primeira vez após publicação de uma reportagem pela Rádio CBN, na segunda-feira, a organização da Olimpíada se manifestou por meio de uma nota, em site oficial, onde destaca que “não tem qualquer ingerência” sobre as escolas.

“As equipes do SCMB participam da Olimpíada de História desde a primeira edição, em 2009, com brilhantismo, tendo já obtido inúmeras medalhas”, diz trecho. Ainda de acordo com a instituição, a proposta “de estudo consistente e aprofundado da História do Brasil” tem auxiliado estudantes no desempenho escolar, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em vestibulares e concursos.

Além disso, sobre os conteúdos abordados nas questões e atividades apresentadas aos estudantes, a organização da Olimpíada alegou que elas são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

“Segue o objetivo principal do projeto: incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados temas. Para que isso seja possível, oferecemos nas provas e tarefas informações, textos, imagens e mapas para que embasem a elaboração das respostas.”

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *