- Brasil

Fernando de Noronha começa a vacinar contra a Covid-19 pessoas a partir de 18 anos

Moradores de Fernando de Noronha com idade a partir de 18 anos podem se vacinar contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (14). A aplicação dos imunizantes ocorre na quadra da Escola Arquipélago, até a quinta-feira (17), quando passa a ser realizada no Posto Saúde da Família.

Nesta segunda-feira (14), uma das vacinadas foi a trabalhadora autônoma Roberta Souza, de 18 anos. “Eu nem imaginava ser vacinada agora, achava que só seria imunizada no próximo ano. Estou muito feliz”, afirmou.

A ilha recebeu, na sexta-feira (11), mil doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz e o governo do estado anunciou que Fernando de Noronha vai ser a primeira localidade de Pernambuco com todos os adultos imunizados contra a infecção causada pelo novo coronavírus.

Devido a essa ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 na ilha, os moradores com idade a partir de 40 anos começaram a ser imunizados na sexta-feira (11). No sábado (12), começaram a ser vacinados os maiores de 29 anos.

Para a condutora de visitantes Sílvia Letícia Souza, de 28 anos, a sensação era de alívio por ser imunizada. Nesta segunda-feira (14), ela foi à quadra da Escola Arquipélago, recebeu a vacina e agradeceu aos profissionais de saúde com um cartaz com a seguinte mensagem: “Todo carinho, respeito e admiração aos profissionais da saúde! #VivaoSUS #VacinaSim”.

“Meu sentimento é de gratidão, espero que a vacina chegue no Brasil inteiro. Muitas pessoas não tiveram essa oportunidade e morreram. Noronha chegou ao patamar de privilégio”, disse Sílvia.

Vacinação em Noronha
No sábado (12), quando pessoas a partir de 29 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19, foram aplicadas 532 doses. Segundo a Superintendência de Saúde do Distrito, a ilha tem cerca de 3,8 mil adultos com mais de 18 anos, todos aptos a receber os imunizantes.

“Pela média que tivemos no final de semana, quando mais de 500 pessoas se vacinaram, esperamos imunizar, até quarta-feira (16), cerca de 600 moradores”, afirmou o superintende de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães.

A expectativa da Administração de Noronha é concluir a aplicação da primeira dose da vacina antes do prazo previsto inicialmente, que era o dia 24 de junho.

“Conseguimos vacinar quase todos os moradores com mais de 29 anos. Com isso, antecipamos o grupo de moradores com mais de 18 anos. A adesão é grande, e a nossa expectativa é vacinar todos os adultos até o final desta semana”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

Covid-19 na ilha
De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Administração da ilha, Noronha registrou, até o dia 9 de junho, 682 casos da Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Desse total, 675 pessoas se recuperaram da doença e quatro morreram.

Há, ainda, três pacientes em quarentena na ilha. Em todo o estado, desde março de 2020, foram 519.577 infectados e 16.828 mortos, até o domingo (13).

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *