- Brasil

Homem morre com tiro no peito em ação policial de dispersão na região da Cracolândia

Um morador em situação de rua morreu com um tiro do tórax por volta das 21h da noite desta quinta-feira (12) na Avenida Rio Branco, no Centro de São Paulo.

A confusão aconteceu durante uma operação policial de dispersão na via, e ainda não se sabe de onde partiu o tiro. Segundo a polícia, ele foi baleado durante um “tumulto”, mas a corporação não deu detalhes do que ocorreu.

Imagens de moradores de prédios região mostram um grupo de pessoas pela avenida, pessoas armadas, e em seguida barulhos de tiros.

Raimundo Nonato Rodrigues Fonseca Júnior, de 32 anos, morava em albergues da região. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda não há informações se Raimundo fazia parte do fluxo da Cracolândia na Praça Princesa Isabel, que foi dispersado na última quarta-feira (11). Ele tinha passagens policiais por roubo e tráfico de drogas.

O advogado Ariel de Castro Alves, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, informou que pediu para a Ouvidoria da Polícia apurar se algum policial está envolvido na morte do homem na região da Cracolândia.

“Precisa ser apurado de quem partiu o disparo. Se, inclusive, ele foi vítima de disparo feito por policiais durante a dispersão do fluxo da Cracolândia”, disse Ariel. “Encaminhei ao ouvidor de polícia”.

A Defensoria Pública do estado disse que também está acompanhando essa e outras histórias pra saber se houve violação de direitos humanos nas ações da polícia na Cracolândia

A ocorrência foi registrada como homicídio no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) e será investigada pelo DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa). A Polícia Civil informou que as imagens estão sendo analisadas.

Procuradas, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestaram sobre o caso.

Usuários da Cracolândia dispersos
Após a operação que envolveu 650 oficiais e retirou os dependentes químicos da Cracolândia da Praça Princesa Isabel, a quinta-feira (12) foi marcada por deslocamentos e busca por novos pontos para se fixar nas ruas do Centro, principalmente próximo à Praça Marechal Deodoro.

Divididos em grupos, antigos moradores da Praça Princesa Isabel estão circulando pelos seguintes pontos: Rua Helvétia, Alameda Barão de Piracicaba, Alameda Glete, Rua Mauá, Rua Barão de Limeira, Rua Barão de Campinas e Rua Conselheiro Nébias.

A movimentação dos usuários levou medo aos comerciantes da região, e alguns trabalharam com portas entreabertas nesta quinta (12). Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana circulavam pela região, assim como agentes de saúde.

Esta foi a segunda mudança de endereço da Cracolândia em pouco mais de um mês.

Fonte: Divulgação

 


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *