- Brasil

MEC estuda priorizar alfabetização já no 1°ano do ensino fundamental

Prevista para ser publicada como decreto no “Diário Oficial da União” até a próxima quarta-feira (10), quando se completam os 100 primeiros dias do governo de Jair Bolsonaro, a nova Política Nacional de Alfabetização pode indicar, entre suas diretrizes, a “priorização da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental”, e não mais até o segundo ano. É o que aponta um rascunho elaborado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) ao qual teve acesso e que, segundo fontes, foi enviado há mais de um mês à Casa Civil.

A regra atual, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em dezembro de 2017,recomenda que a alfabetização deve ser o foco nos dois primeiros anos do fundamental, ou seja, o aluno já deve ter desenvolvido essas habilidades até o segundo ano desta etapa de ensino.

Os decretos dos ministérios são enviados à Casa Civil para a análise final e posterior encaminhamento para publicação no “Diário Oficial da União” (DOU). Após este rito, eles se tornam de fato oficiais.

O MEC e a Casa Civil para confirmar se o rascunho já havia sido enviado de uma pasta à outra até esta quarta-feira (3), e se havia sofrido modificações desde que deixou o MEC. A Casa Civil informou que “informações a respeito serão divulgadas por meio de release na véspera do evento de 100 dias de governo”. O MEC não enviou resposta até a publicação desta reportagem.

G1 ouviu ainda pessoas envolvidas em etapas do processo de elaboração do texto, que falaram sob condição de anonimato, e pediu que alguns especialistas em educação analisassem o conteúdo da política proposta.

Segundo eles, o rascunho tem pontos que merecem elogio, como deixar claro que haverá “integração e cooperação entre os entes federativos [municípios, estados e união]” e respeito à diversidade e valorização das tradições culturais brasileiras, mas peca em não deixar claro como vai implementar outros, como a valorização dos professores.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

1 thought on “MEC estuda priorizar alfabetização já no 1°ano do ensino fundamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *