- Cidade

Amazonas registra 1,9 mil novos postos de trabalho e fecha agosto com saldo positivo, aponta Caged

O Amazonas registrou um saldo positivo de 1.905 admissões no mês de agosto deste ano. O índice do estado foi o maior já registrado desde 2014 e o segundo melhor da Região Norte, atrás apenas do Pará. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) e fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O crescimento do saldo positivo de admissões iniciou em 2016, após um índice de -1.633 contabilizado em 2015.

Em agosto, o setor que mais apresentou contratações e, consequentemente, mais demissões foi o de serviços. Foram 5.069 contratações, contra 4.178 demissões – com saldo de 891. O subsetor com melhor saldo no período – 651 – foi o de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos.

Na segunda posição está o setor da construção civil, que admitiu 1.213 profissionais e demitiu 883. O saldo em agosto foi de 330.

Em seguida aparece o setor de comércio, com saldo positivo de 301. Foram 3.075 admissões, contra 2.774 demissões em agosto.

O Caged considera os números de oito setores: extrativista mineral, transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, público e agropecuária. No Amazonas, durante o mês de agosto, nenhum dos setores analisados apresentou saldo negativo.

No acumulado de 2019, o Amazonas também apresenta um saldo positivo de 10.667.

Ainda segundo o Caged, o estado apresentou em agosto o segundo melhor índice registrado na Região Norte.

Segundo a secretária de Estado do Trabalho do Amazonas, Neila Azrak, a recuperação gradativa do emprego e do crescimento econômico se dá após um primeiro semestre repleto de desafios, uma vez que o estado, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, teve o saldo de contratações positivo em 9.292 admissões. No mesmo período de 2018, o saldo foi positivo, porém em apenas 2.091 contratações.

“Tivemos uma resposta significativa de parceiros da iniciativa privada que procuram a expertise em recursos humanos da Setrab na intermediação de vagas e crescemos significativamente em atendimentos e contratações. Nossa maior intenção com serviço oferecido é ajudar aos interessados neste encontro – o candidato ideal a encontrar o empregador ideal e vice-versa”, comemorou a secretária.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *