- Cidade

Amazonas registra 475 novos focos de queimadas em seis dias, aponta Sema

Em apenas seis dias, 475 novos focos de queimadas foram identificados no estado, segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgados nesta terça-feira (27). Os novos registros foram contabilizados entre os dias 20 e 26 de agosto. A Região Sul do estado é a mais afetada pelas queimadas, que são causadas – em parte – por pessoas de outros estados.

O mês de agosto apresenta um salto no número de casos, com mais de 5.300 focos de calor identificados somente nos primeiros 19 dias – índice três vezes maior que o registrado de janeiro a julho. Neste ano, 7.625 focos foram registrados em todo o Amazonas.

Ainda no dia 2 deste mês, o Governo decretou situação de emergência no Sul do Estado e na Região Metropolitana de Manaus. A cidade de Apuí lidera o ranking das cidades com maior quantidade de focos entre janeiro e julho, com 673 registros. Em seguida estão as cidades de Novo Aripuanã, Lábrea e Manicoré – todas no Sul do Amazonas.

Segundo o Sema, 43% das ocorrências identificadas aconteceram em áreas federais e cerca de 1% em unidades de conservação estaduais, geridas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

No Amazonas, os dados das queimadas são obtidos por meio de um trabalho conjunto entre Sema, Ipaam, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e demais forças de segurança estaduais e federais.

Fonte: G1 AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *