- Cidade

Anvisa emite 16 mil Certificados Internacional de Vacinação em Manaus; novo posto é inaugurado na capital

Em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu 16 mil Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) somente em Manaus. O documento é obrigatório em vários países. Em alta temporada, a procura pelo documento aumenta e os viajantes enfrentam longas filas no único posto que fornece o certificado na capital. Para facilitar o acesso ao CIVP um novo posto de emissão foi inaugurado na Zona Norte nesta quinta-feira (5).

O certificado, emitido pela Anvisa, é exigido por alguns países para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

O Centro de Orientação ao Viajante funcionará na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), na avenida Torquato Tapajós, no bairro Colônia Santo Antônio. O acesso à FVS é feito pela alça externa do Viaduto 28 de Março.

A FVS será a primeira unidade descentralizada do Amazonas a oferecer o serviço em parceria com Anvisa. No estado havia somente dois postos – um no Aeroporto Internacional de Manaus e outro em Tabatinga.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, disse que a iniciativa dará mais opções para esse tipo de atendimento em Manaus.

“É um local alternativo onde a população terá uma facilidade de acesso maior. Até então, só o aeroporto aqui na capital fazia essa emissão e hoje, realmente, temos mais uma alternativa com Fundação de Vigilância em Saúde ofertando esse serviço. Em período de final de ano havia longas filas no aeroporto para fazer a troca e hoje a população vai ter essa alternativa”, afirmou Bernardino.

O coordenador regional de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, Flávio Almeida, explicou que a criação dos Centros de Orientação ao Viajante faz parte da estratégia de sensibilização, envolvimento e responsabilização adotada pela Agência, para que a população inclua os cuidados com a saúde em seu planejamento de viagem.

“A Anvisa vem incentivando essa ampliação do serviço através do seu credenciamento. A Anvisa credencia o estabelecimento de saúde para emissão do CIVP de modo a ampliar o acesso da população, principalmente em Manaus que tem uma demanda bastante grande. Temos dois postos em funcionamento que não dão conta dessa demanda”, disse Flávio Almeida.

Agendamento
Para utilizar o Centro de Orientação ao Viajante da FVS, é necessário que seja realizado cadastro no site da Anvisa e agendar data e hora do atendimento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h30.

Os documentos necessários para o atendimento são:

Cartão nacional de vacina;
Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, passaporte ou outro documento oficial com foto;
Certidão de nascimento para menores de 18 anos;
Comprovante de residência.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia só será emitido se pessoa estiver com vacinas em dia. Não haverá vacinação no Centro de Orientação ao Viajante.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *