- Cidade

Bolsistas recebem treinamento para auxiliar em cadastramento do e-SUS

Os 195 bolsistas do Programa Bolsa Universidade, que irão prestar contrapartida na atualização de cadastros individuais e domiciliares de Manaus no Sistema de Informação da Saúde Básica (e-SUS) passaram por treinamento, desde terça-feira até esta última quinta-feira, 8/11, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no bairro de Flores, zona Centro-Sul.

De acordo com o instrutor do treinamento e chefe do núcleo de monitoramento e avaliação do Distrito de Saúde Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), John Silva, os participantes foram divididos em cinco turmas. “Na capacitação, os bolsistas são direcionados quanto às fichas de cadastro e seus conceitos, além de aprenderem como inseri-las no sistema. Eles também aprenderam a fazer a pesquisa do cartão nacional do SUS dos usuários”, destaca.

Os bolsistas irão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade, auxiliando na inserção de dados no sistema e-SUS, do governo federal, a partir de dados coletados pelos agentes de saúde.

Participante do treinamento, o bolsista do curso de Teologia Francisco Araújo encara a contrapartida como uma oportunidade de crescimento profissional. “A experiência em trabalhar em frente ao computador é algo novo para mim, que até então não possuía habilidades para tal função. Porém, aqui no treinamento pude perceber que não é tão difícil como eu pensava. Estou encarando como um desafio e desafios existem para serem superados”, afirma.

A partir da próxima semana, de acordo com a diretora de Ações Socioeducacionais da Espi, Luciana Reis, os bolsistas serão encaminhados às Divisões de Saúde da Semsa, onde serão direcionados às UBS para a prestação do serviço. “Os bolsistas receberão vale-transporte, certificação de horas complementares e treinamentos”, frisa.

Fonte: Semad/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *