- Cidade

Brigadistas são capacitados para prevenir desmatamento e queimadas no Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) realizou a capacitação de 26 brigadistas para o trabalho de prevenção ao desmatamento e focos de queimadas e calor em Nhamundá (Am) município distante 383 quilômetros de Manaus. O curso teve início na segunda-feira, 17, encerrando as atividades na última sexta-feira, 21/09, no auditório da Unidade de Saúde José Evangelista, no dia 17/09,
De acordo com a Gerência de Educação Ambiental (Geam) do órgão ambiental, Vandete Souza, as palestras, o encontro com os professores e as orientações dadas aos alunos teve como foco a conscientização sobre a importância da prevenção às queimadas e fazem parte da campanha “Diga Não ao Fogo”, que já atendeu diversos municípios este ano. “O objetivo é sensibilizar professores e alunos sobre os riscos, problemas à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente provocados pela queimada e desmatamento”, disse.

Em Nhamundá, além do curso na Unidade de Saúde , técnicos do Ipaam e policiais do Bifma também realizaram atividades educacionais com palestras e oficinas para alunos das Escolas Estaduais Enery Barbosa dos Santos, Governador Amazonino Mendes e Gilberto Mestrinho. O treinamento reuniu, ainda, aluno das escolas municipais José Gaudênio e Nossa Senhora da Conceição.

O secretário de Meio Ambiente de Nhamundá, João Paulo, informou que a capacitação dos brigadistas ocorreu também de forma prática, na comunidade rural Juruá Estrada. “Essa capacitação é válida, pois tudo que é aprendido vai possibilitar os brigadistas a atuarem no combate às queimadas e ao desmatamento no município”, informou.

Fonte: Ascom/Ipaam


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *