- Cidade

Conselho de Saúde alerta para data do credenciamento nas Pré-Conferências

As quatro Pré-Conferências Distritais de Saúde, marcadas para o mês de março, irão reunir um total de 800 participantes. A informação foi repassada durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizada na quarta-feira, 27/2, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz. Os inscritos devem ficar atentos para as datas de realização dos eventos e para o dia e horário de credenciamento, sempre no primeiro dia da realização da pré-conferência, a partir do dia 11/3, no horário das 8h às 9h.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Jorge Carneiro, explicou que as inscrições para as pré-conferências das zonas Norte, Leste, Oeste/Rural e Sul aconteceram no período de 13 a 22 de fevereiro, direcionadas para representantes nos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o território onde atuam ou residem.

“As vagas foram preenchidas e agora os inscritos devem ficar atentos para as datas de realização das quatro pré-conferências, e para o dia e horário de credenciamento, o que vai garantir a participação efetiva das pessoas que se inscreveram”, informa Jorge Carneiro, lembrando que as pré-conferências distritais de saúde representam uma das etapas de realização da VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus).

A primeira pré-conferência será a da zona Norte, nos dias 11 e 12 de março, na Universidade Paulista, na avenida Mário Ypiranga, Parque 10, reunindo 200 participantes, iniciando com o credenciamento.

“O que vai garantir a participação dos inscritos nas pré-conferências é o credenciamento, que será feito sempre no primeiro dia de cada evento, no horário das 8h às 9h. Após o horário de credenciamento, haverá o cancelamento das inscrições dos participantes que não registraram presença. Assim, as vagas serão direcionadas para as pessoas que não conseguiram fazer a inscrição antecipadamente, mas que se apresentaram no evento para incluir o nome em uma lista de espera, aguardando a oportunidade de preencher as vagas dos faltosos, conforme previsto no regimento da VIII Comus, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde”, informou Jorge Carneiro.

Comus

A VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus) está marcada para os dias 1º, 2 e 3 de abril, abordando o tema central “Democracia e Saúde”. “Durante as pré-conferências, serão elaboradas as propostas para discussão e deliberação na Conferência Municipal. E, ao final de cada pré-conferência, também serão eleitos os delegados que irão participar da Comus”, destacou o conselheiro.

Influenza

Durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aproveitaram a oportunidade para esclarecer, junto aos conselheiros municipais, sobre as ações que a Prefeitura de Manaus está executando no combate ao surto de Influenza A (H1N1).

“Os conselheiros municipais de saúde exercem o controle social, representando gestores, trabalhadores e usuários do SUS, nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Então, é importante que tenham as informações atualizadas sobre a organização do atendimento, no âmbito de estado e do município, para que possam colaborar na divulgação correta junto à população”, explicou a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Adriana Elias.

A subsecretária também destacou junto aos conselheiros sobre a ampliação da capacidade para dispensação do medicamento antiviral em 23 Unidades de Saúde, assim como do atendimento clínico das síndromes gripais, especialmente nos primeiros sintomas da gripe, com o objetivo de evitar a evolução para uma síndrome respiratória mais grave.

“As 23 Unidades de Saúde estão localizadas nas zonas urbana e rural. A Semsa também organizou o atendimento nas UBSs, em especial as 10 que funcionam em horário ampliado, para fortalecer o atendimento da demanda espontânea, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde da rede municipal”, informou Adriana Elias.

Fonte: Semsa/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *