- Cidade

Curso de Jornalismo da Fametro discute o Estágio Supervisionado na profissão

O jornalista Wilson Reis, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) na região Norte, fará palestra para os alunos do 7º semestre de jornalismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) nesta sexta-feira, 31, a partir das 18 horas. O jornalista vai explanar sobre as regras debatidas nacionalmente para a instituição do estágio supervisionado, que está sendo implantado em todas as escolas de jornalismo no País.

Historicamente as entidades de Jornalismo defendem a não obrigatoriedade do estágio, mas sim sua realização dentro de critérios de qualificação da formação profissional dos jornalistas. O que continua proibido pelos profissionais, posição referendada nos congressos da categoria, é fazer uso da mão-de-obra do estudante de Jornalismo como mão-de-obra barata, como pretexto de estágio, e sem os benefícios que um jornalista formado normalmente recebe.

O atual quadro se constitui em um desrespeito à legislação trabalhista e, sem a supervisão da faculdade e da entidade representativa da categoria nos estados, os sindicatos, o estágio se torna apenas a exploração do estudante de jornalismo, sem que este nada aprenda, a não ser obedecer ordens sem orientação e apoio necessários previstos no estágio supervisionado.

Fonte: Coordenação/Jornalismo


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *