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Escola de Tempo promove atividades de acolhimento socioemocional à comunidade escolar, na zona leste

Proposta é envolver toda a comunidade na reflexão sobre as competências socioemocionais

A pandemia da Covid-19 afetou a vida de milhares de amazonenses, dentre eles estudantes da rede estadual. Visando minimizar esse impacto em seus alunos, numa Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire realiza, até sexta-feira (16/07), a segunda edição da “Semana Socioemocional”, com o tema “O mundo mudou, eu mudei: reconhecendo as emoções ”. A atividade conta com oficinas, palestras e rodas de conversas voltadas não somente aos jovens da unidade, mas também aos familiares dos estudantes, pela manhã e à tarde. De acordo com a organizadora do evento, a professora Hellen Lima, a ideia para uma “Semana Socioemocional” surgiu no ano passado, devido às perdas ocasionadas pela pandemia. “Nossos alunos estavam muito abalados, foi quando decidimos criar essa atividade. No ano passado, as palestras e oficinas obtiveram um resultado bastante positivo, por isso decidimos fazer uma segunda edição ”, afirmou. Entre os temas das palestras e oficinas, estão “As relações familiares e o fortalecimento das habilidades socioemocionais”, “Contos que curam”, “Oficina das Emoções” e “Projeto de Vida”. As atividades são ministradas por profissionais de diversas áreas de atuação, como Pedagogia, Psicologia e Direito. O estudante Breno José, de 12 anos, que participou da roda de conversa “Dialogando com as competências socioemocionais”, conta que, para muitos jovens, o acolhimento é uma das principais estratégias para a reflexão sobre as competências socioemocionais. “Hoje (13/07), foi um dia muito significativo. Durante a palestra, cheguei a me emocionar, pois consegui refletir sobre muitas atitudes que eu mesmo já tivo e que pretendo mudar ”, disse o aluno. Para Jussilene da Costa, mãe de um estudante da unidade de ensino, uma conexão entre a comunidade e a escola é essencial para o bem-estar dos alunos, dentro e fora da sala de aula. “Eu tenho certeza de que a pandemia prejudicou muitas crianças e jovens, pois essa ruptura nas relações acabou por deixar nossos filhos deprimidos. E poder dialogar sobre essas hipóteses é primordial para enfrentar as demandas socioemocionais que eles nos trazem ”, destacou. pois essa ruptura nas relações acabou por deixar nossos filhos deprimidos. E poder dialogar sobre essas hipóteses é primordial para enfrentar as demandas socioemocionais que eles nos trazem ”, destacou. pois essa ruptura nas relações acabou por deixar nossos filhos deprimidos. E poder dialogar sobre essas hipóteses é primordial para enfrentar as demandas socioemocionais que eles nos trazem ”, destacou.

Programação – Nesta quarta-feira (14/07), a “Semana Socioemocional” da EETI Elisa Bessa Freire terá as seguintes atividades: “Projeto de Vida”, “Pipocando as Emoções” e oficina “Júri Simulado: Limites no Mundo Virtual, Preciso Ter? ”. Na quinta-feira (15/07), é a vez das oficinas “Contos que Curam” e “Oficina das Emoções”. Encerram a programação da iniciativa, na sexta-feira (16/07), a atividade “O Poder da Empatia e seus Impactos nas Relações Sociais” e uma apresentação cultural.

Fonte: Divulgação / Seduc-AM


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