- Cidade

Fitoterápicos podem ajudar na prescrição dietética e trazer vários benefícios à saúde

Cansaço, esgotamento físico, estresse e ansiedade são sintomas comuns que podem ser causados ou potencializados por uma alimentação inadequada. Nesses casos, o ideal é procurar um nutricionista para orientar o estabelecimento de uma alimentação saudável que promova a saúde, e parte dessa orientação também pode incluir a prescrição de fitoterápicos que irão potencializar e acelerar os resultados.

No intuito de apresentar as novidades em medicamentos fitoterápicos (medicamentos feitos a partir de plantas medicinais e manipulados em farmácias de manipulação de acordo com as necessidades individuais) e para levar mais qualidade de vida aos pacientes, a rede de Farmácias Artesã realiza o “Simpósio de Nutrição: Fitoterápicos como um Potente Aliado da Prescrição Dietética”. O evento tem como objetivo divulgar os novos medicamentos, seus mecanismos de ação e as possibilidades de associação e prescrição para os profissionais da saúde.

O Simpósio acontece no próximo dia 22 de setembro de 2018, às 9h no auditório do CEMON, localizado na Rua Acre, nº 12, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-sul de Manaus. O público alvo são profissionais da área da saúde, principalmente, nutricionistas e demais prescritores como médicos, farmacêuticos, dentistas e naturólogos.

O ponto máximo do evento será comandado pela palestrante, a Doutora Fernanda Drummond, nutricionista e PhD em Alimentos e Nutrição pela Unicamp. Ela irá abordar o tema: “O Uso de Fitoterápicos e Probióticos como Estratégia Complementar visando o Emagrecimento, Performance Esportiva e Estética”.

“Nessa palestra apresentaremos os fitoterápicos recém-lançados no mercado magistral (mercado de medicamentos de manipulação) que irão permitir ao prescritor abordar o paciente de forma integral, promovendo o bem estar físico, psicológico e fisiológico. Há também novidades para auxiliar na prevenção ou tratamento da obesidade e co-morbidades, bem como, no controle da ansiedade, depressão e falta de libido. Em especial para as nutricionistas, apresentaremos ativos que ajudarão a potencializar estratégias de emagrecimento, performance esportiva e para quem adota a abordagem da nutrição comportamental, ansiolíticos e ativos que contribuem para disposição e bom humor”, explica Fernanda Drummond.

De acordo com a nutricionista, esses tipos de medicamentos são potentes coadjuvantes da prescrição dietética que, a partir da prescrição adequada e da combinação entre diferentes fitoterápicos e probióticos é possível ajudar o paciente a reduzir a ansiedade, o estresse e a fadiga mental.

“Outros ativos também podem auxiliar no controle da fome, reduzindo episódios de compulsão alimentar, reduzindo a fadiga, acelerando a queima de gordura e o ganho de massa magra que são importantes para a performance esportiva. Também há opções para combater os radicais livres e melhorar o aspecto da pele, dos cabelos e das unhas. A principal característica da fitoterapia e também seu diferencial é que ela permite que o prescritor combine diferentes ativos, adequado a cada momento do paciente, de forma individualizada e racional”, destaca Fernanda Drummond.

Exposição

O Simpósio também contará com a participação de Luis Fernando Nascimento que é consultor da marca Fagron Brasil, sediada em Recife (PE) que fornece matérias primas para várias farmácias de manipulação.

“Posso dizer que será uma honra enorme poder participar de um evento em Manaus e levar ao mercado magistral local, várias soluções inovadoras para o emagrecimento e bem estar das pessoas”, ressalta Nascimento.

Fitoterápicos

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir da extração de plantas medicinais. Essa extração promove a concentração das principais substâncias ativas presentes no vegetal, o que permite que o fitoterápico exerça o efeito benéfico esperado, mas com menor risco de efeitos adversos. No medicamento convencional há o ativo isolado, geralmente presente em maior concentração e consequentemente, com maior risco de efeitos adversos à saúde humana.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone: (92) 98278-9818

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *