- Cidade

FMT-HVD inicia ações da campanha Julho Amarelo de combate às hepatites virais

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) inicia nesta segunda-feira (12/07), as atividades em referência ao Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais. Além das ações de testagem, aconselhamentos e palestras, a Fundação convidará pessoas interessadas para participar de um estudo científico do Estado, juntamente com o Hospital Albert Einstein, sobre a doença.

As ações de testagem começam nesta segunda-feira e vão até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no ambulatório da FMT-HVD, das 9h ao meio-dia, por livre demanda. As testagens serão para hepatites virais e também para HIV e sífilis. A pessoa que realizar o teste terá todo o acompanhamento e aconselhamento na hora do procedimento. Para acessar o serviço basta que o usuário tenha sua cédula de identidade.

“Por ser uma doença silenciosa, que pode trazer consequências graves ao longo do tempo, as campanhas de testagem rápida funcionam como um rastreio e direcionamento às pessoas que forem identificadas com a doença, além de levar mais informação e estimular a sempre fazerem testes rápidos”, disse Reinan Brota, Gerente de ISTs da FMT-HVD.

Para tirar dúvidas sobre a doença, formas de tratamento e identificação das hepatites virais, bem como para convidar e falar sobre pesquisas relacionadas ao tema, a médica hepatologista, Arlene Pinto, participará de uma live pela plataforma Instagram com a SES-AM, na quarta-feira (14/07).

No dia 28 de julho, o médico infectologista Franklin Simões dará uma palestra para os profissionais de saúde da unidade, para melhorar e aperfeiçoar o atendimento desses casos.

Estudo – Com o título Estudo das Características Epidemiológicas e Clínicas das Hepatites Virais Agudas em Serviços de Saúde Brasileiro, a pesquisa, com participação da Dra. Arlene Pinto, tem como objetivo determinar as taxas de incidências das hepatites virais, identificar hepatites e analisar os perfis epidemiológicos e sociodemográficos. Além disso, o estudo procura comparar a etiologia entre pacientes também infectados pelo HIV.

O estudo acontece em todo o Brasil, com uma amostra aproximada de 2.280 pacientes. Os interessados a participar do Estudo podem entrar em contato por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp para (92) 98480-6809.

Locais de testagem e vacina – A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Hepatites – As Hepatites Virais são doenças silenciosas de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progridem para doenças graves que acometem, principalmente, o fígado.

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), pelo menos 400 milhões de pessoas estão infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C em todo o mundo. Cerca de 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus das hepatites B e C. Estima-se que 1,5 milhão de mortes estão relacionadas às hepatites virais.

Nos últimos 20 anos, o Amazonas registrou 28.204 casos de hepatites virais, sendo 14.245 de hepatite A, 10.026 de hepatite B, 2.282 de hepatite C e 1.651 de hepatite D. As Hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes e também da mãe para o filho, durante a gestação.


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *