- Cidade

Hemoam faz coleta de sangue junto a doadores na zona Centro-Oeste

A doação de sangue é um ato filantrópico e voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário, pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas e cirurgias de alta complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. Pensando dessa forma, o Centro Educacional Amazônia, localizado na rua Miguel Ribas, no bairro de Santo Antonio, zona Centro-Oeste, promoveu nesta sexta-feira, 17, uma gincana para comemorar o Dia do Estudante e os integrantes das equipes azul e vermelho ganharam dez pontos com apresentação de um doador, seja ele parente ou amigo.

“Nosso objetivo ao promover essa gincana alusiva ao Dia do Estudante é para que cada aluno possa no futuro praticar a cidadania e a filantropia ajudando o próximo. Até o momento conseguimos a doação de 56 pessoas e nossa meta é atingir 100 voluntários para doar sangue”, destacou a professora de matemática Alexa Almeida, doadora há 12 anos.

Em parceria com escolas públicas, particulares, empresas e indústrias, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), dispõe de um ônibus para a coleta de sangue com uma equipe formada por duas assistentes sociais, um enfermeiro e três técnicos em enfermagem que se desloca até aos locais agendados O sangue é necessário para que pacientes com doenças crônicas graves possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. .

De acordo com o enfermeiro David Neves, para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador (a), emitido por órgão oficial.”É preciso checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.Existem impedimentos temporários e também definitivos”, destacou o enfermeiro.

Texto:Juscelino Costa


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *