- Cidade

Idosos participam da oitava edição do Dia do Envelhecimento Saudável

Ao encerrar a programação comemorativa ao Dia Nacional do Idoso, 1º de outubro, a Prefeitura de Manaus promove nesta sexta-feira, 19/10, a Oitava edição do Dia Único Para o Envelhecimento Saudável. O evento será realizado na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Assinpa), na avenida da Lua, s/n, conjunto Morada do Sol, Aleixo, das 8h às 16h, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A programação, que deve reunir mais de 400 pessoas, contará com atividades de socialização, lazer e entretenimento, estimulando o bem-estar físico, mental e social entre a população idosa.

“A Semsa, por meio das Unidades de Saúde, intensificou desde o início de outubro as ações de saúde direcionada aos idosos. Já a programação de encerramento busca promover um espaço de integração, reunindo grupos de idosos de Manaus em um dia diferenciado de planejamento de ações. A meta é estimular a socialização e a prática de atividades que possam levar o idoso a um envelhecimento ativo e saudável”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

De acordo com a assistente social Maria das Dores Castilho dos Santos, uma das coordenadoras do Dia Único do Envelhecimento Saudável, a programação inclui atividades físicas, como alongamento, zumba e outros ritmos, natação, e torneio de baralho e dominó, stand com produtos artesanais, corte de cabelo e massoterapia. Haverá, ainda, apresentação cultural dos grupos de idosos e show ao vivo com os cantores Jorge Bartholo e Nunes Filho.

“Todos os anos os Distritos de Saúde e as UBSs fazem uma mobilização, estabelecendo parcerias, para oferecer aos idosos um espaço com ações de entretenimento e lazer, como forma de orientar sobre a importância de uma boa qualidade de vida entre a população idosa”, explica Maria das Dores.

Política

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Rocha, ressalta que o Dia Único é uma das ações que a Prefeitura de Manaus desenvolve seguindo as diretrizes da Política Municipal do Idoso, criada pelo Decreto N° 5.482, de 7 de março de 2001, que tem por objetivo definir não só ações e estratégias, como também mecanismos de acompanhamento, controle e avaliação das ações que garantam os direitos sociais da população idosa, que é formada por pessoas com 60 anos ou mais, e assegurem a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Além das ações de assistência em saúde com consultas médicas, exames, acompanhamento e encaminhamentos, a Semsa trabalha com ações de estímulo ao envelhecimento ativo e saudável, e oferece qualificação para familiares e comunitários com o curso de Cuidador Informal de Idoso.

Segundo Eliny Rocha, são realizados cinco cursos ao ano e, entre 2008 e 2017, foram capacitados 4.578 pessoas. “O curso é direcionado, principalmente, para familiares de idosos, e é uma estratégia para qualificar os participantes para o manejo adequado em relação ao processo de envelhecimento dentro da própria família e na comunidade”, esclarece Eliny.

A Semsa também tem reforçado o trabalho de implementação, na rede municipal de saúde, do Protocolo de Saúde do Idoso e de qualificação dos profissionais para a utilização da terceira edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, lançada em outubro do ano passado.

“Além de orientações para o autocuidado, a caderneta registra informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, os hábitos de vida e condições de saúde, identificando o grau de vulnerabilidade do idoso. É um trabalho extremamente importante, porque vai auxiliar no monitoramento e intervenção oportuna e adequada, por meio dos profissionais de saúde, de acordo com a característica de cada paciente”, explica Eliny, lembrando que, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, Manaus tem uma população idosa de 128.679 pessoas.

Fonte: Semsa/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *